Cotidiano

Putin: ?Não estamos buscando inimigos. Precisamos de amigos?

MOSCOU ? Em um raro tom conciliador durante seu discurso anual sobre o Estado da Nação, o presidente russo, Vladimir Putin, disse estar disposto a cooperar com o próximo governo americano para combater o terrorismo e afirmou que queria fazer amigos, não inimigos.

? Não queremos confronto com ninguém. Não precisamos disso. Não estamos buscando e nunca buscamos inimigos. Precisamos de amigos ? afirmou o presidente lembrando que EUA e Rússia têm uma responsabilidade conjunta pela segurança global. ? A cooperação russo-americana corresponde aos interesses de todo o mundo. As tentativas de quebrar a paridade nas armas nucleares estratégicas são perigosas, isto pode resultar em problemas globais.

Mesmo assim, Putin reiterou que a Rússia defenderá sues próprios interesses, mas que não tem a intenção de se envolver em enfrentamentos geopolíticos. O presidente ainda lembrou que nos últimos anos o país tem enfrentado tempos difíceis, mas apenas se tornou mais forte.

? As sanções do Ocidente e as medidas de resposta da Rússia ajudaram os produtores agrícolas russos, mas tal situação não irá durar para sempre.