Cotidiano

Putin diz que está pronto para melhorar as relações com a Turquia

SÃO PETERSBURGO ? O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse ao presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que espera que Ancara possa restaurar completamente a ordem após o golpe militar fracassado no mês passado, ressaltando nesta terça-feira que Moscou sempre se opôs a ações inconstitucionais.

A viagem de Erdogan à Rússia acontece à medida que as relações da Turquia com Europa e Estados Unidos se enfraquecem. Líderes ocidentais demonstraram preocupação sobre a forma como as autoridades turcas lidaram com a tentativa de golpe, na qual mais de 240 pessoas foram mortas.

Putin, um dos primeiros a chamar o líder turco para oferecer seu apoio no pós-golpe, se posicionou como aliado confiável mesmo que as relações entre Moscou e Ancara tenham ficada tensas após derrubada de um jato militar russo na fronteira da Síria no ano passado.

Recebendo Erdogan em um palácio da era dos Czares, em São Petersburgo, Putin destacou que está pronto para melhorar as relações com a Turquia.

? Sua visita hoje, que você faz apesar da situação política interna complexa na Turquia, mostra que todos nós queremos recomeçar nossos diálogos e restaurar nossas relações ? disse Putin, em comentários preliminares antes das conversas privadas.

Putin afirmou ainda que os dois iriam conversar sobre como restaurar laços comerciais e econômicos e sobre cooperação contra o terrorismo.

Erdogan, por sua vez, defendeu que Rússia e Turquia devem reconstruir os laços e expandi-los ainda mais.