Cotidiano

Putin cancela visita à França após Hollande acusar Rússia de crimes de guerra

Turkey Russia World Energy CongressPARIS/MOSCOU ? O presidente russo, Vladimir Putin, cancelou uma visita planejada à França na próxima semana, informou um porta-voz do Kremlin nesta terça-feira, em um aparente ato de desprezo ao presidente francês, François Hollande, que sugeriu que Moscou era culpado por crimes de guerra na Síria.

O presidente russo se recusou a se reunir com Hollande só para conversar sobre a Síria, no exemplo mais recente de deterioração dos laços entre Moscou e o Ocidente. A decisão de Putin já havia sido antecipada por uma fonte francesa.

? O presidente (Putin) observou que poderá visitar Paris no momento que for conveniente para (o presidente francês) Hollande ? disse o porta-voz Dimitri Peskov. ? Vamos esperar esse momento conveniente chegar.

Logo após o anúncio de Kremlin, Hollande insistiu na necessidade de diálogos de paz especialmente sobre a Síria e dise estar disposto a se reunir a qualquer momento com o presidente russo.

? O diálogo é necessário com a Rússia, mas tem que ser firme e franco ? afirmou Hollande ante a Assembleia do Conselho Europeu, recordando que Paris e Moscou mantêm um ?importante desacordo? sobre a Síria.

Mais cedo, no entanto, Hollande havia sugerido à emissora francesa TF1 que estava ponderando o cancelamento da reunião, justificando que aqueles por trás dos bombardeios em Aleppo ? aludindo à Síria e à Rússia ? tinham cometido crimes de guerra e devem ser responsabilizados pelo Tribunal Penal Internacional (TPI).

Autoridades francesas vêm se esforçando para encontrar meios de renovar a pressão sobre a Rússia desde que Moscou vetou uma resolução sobre a Síria no Conselho de Segurança da ONU formulada pela França, destinada a acabar com os ataques aéreos do regime sírio em Aleppo e permitir o acesso de ajuda humanitária à cidade.

A revolta crescente com os acontecimentos nas áreas rebeldes de Aleppo levou as autoridades a repensarem uma recepção a Putin no dia 19 de outubro.

? Houve contatos entre o Kremlin e o Eliseu hoje de manhã para oferecer a Putin uma visita de trabalho sobre a Síria, mas excluindo todos os outros eventos dos quais o presidente Hollande poderia participar ? disse a fonte. ? Em resposta a esta proposta, a Rússia só indicou que quer adiar a visita planejada para 19 de outubro.

O líder russo teria em sua agenda a inauguração de uma nova catedral russa ortodoxa e uma visita a uma exibição de arte russa na capital francesa.

Na segunda-feira, o ministro das Relações Exteriores da França disse que seus diplomatas estão trabalhando para encontrar uma maneira de o Tribunal Penal Internacional iniciar uma investigação de crimes de guerra que a corte diz terem sido cometidos por forças sírias e russas no leste de Aleppo.