Cotidiano

PUCPR desenvolve mostra de anatomia

A Mostra foi organizada pelos estudantes do 1º período dentro da disciplina de Anatomia Veterinária pela professora Michelly Battisti

Toledo – Um trabalho que exige técnica e paciência. Assim pode ser resumida a Mostra de Anatomia do curso de Medicina Veterinária da PUCPR campus Toledo, apresentada ontem. A Mostra foi organizada pelos estudantes do 1º período dentro da disciplina de Anatomia Veterinária pela professora Michelly Battisti.

Michelly explica que os estudantes moldaram as próprias peças usando a técnica de maceração óssea utilizando carcaças de animais doadas à PUCPR. E é aí que entra a técnica e a paciência. Isso porque os animais chegam com pele, gordura, músculos etc. O primeiro objetivo foi descobrir como preparar as peças e então estudar como montá-las usando, em vez de músculos, pele e tendões, parafusos, molas, hastes metálicas, entre outros materiais para sustentação, o que não é fácil.

Na Mostra deste ano foram expostos três trabalhos com equinos, dois de caninos e um de suíno. “Qual animal usar era de livre escolha”, disse Michelly Battisti, lembrando que, além da montagem, cada grupo precisou ainda estudar os movimentos de cada articulação para explicar na avaliação.

“Foi um processo de aprendizado contínuo aos acadêmicos e que exigiu cinco meses de trabalho e dedicação porque o osso não poderia estragar e isso não é fácil”, comentou ainda a professora Michelly Battisti.