Esportes

Público do golfe tem a chance de ser atleta por um dia

Sem fazer parte das modalidades olímpicas desde 1904, o golfe retornou aos Jogos este ano apostando na interatividade com o público. Nesta quinta-feira quem vem assistir a rodadas do golfe na Avenida das Américas pode ensaiar tacadas em minicampo e simuladores virtuais.

A experiência é gratuita. A iniciativa partiu da Federação Internacional de Golfe, que também instalou um museu que conta a história do esporte.

O público pode acompanhar as tacadas caminhando por áreas reservadas junto ao campo ou assistir as tacadas por telões e e pela rádio Golfe (89,1 FM), em português e inglês. O público também pode interagir com os narradores pela hashtag #golfrasio2016.

Os narradores também orientam o público que acompanha as tacadas sobre o currículo dos atletas, características dos tacos,do campo e como proceder ao acompanhar uma partida perto dos atletas. Os detalhes incluem até uma análise da influência do clima já que venta na Barra.

– Além de interferir na trajetória, o vento torna a grama mais seca e a bola desliza mais. É um desafio – explicou um dos narradores, que deu ainda uma dica de etiqueta para os torcedores. -Pedimos ao público para evitar tirar fotos na hora das tacadas. O barulho pode desconcentrar o golfista.

Para idosos e deficientes, a organização colocou carrinhos à disposição para que acompanhem as jogadas. Na área de alimentação um grupo de músicos com acordeão e gaita toca MPB.