Cotidiano

PTI entrega plano que prevê a segunda ponte

Foz do Iguaçu – O Plano de Mobilidade Urbana de Foz do Iguaçu (Plano Mobi Foz), elaborado pelo PTI (Parque Tecnológico Itaipu) em parceria com a Prefeitura de Foz e apoio de diversas instituições e universidades, será entregue nesta sexta-feira em uma cerimônia especial marcada para as 10h, no espaço Milton Santos, do PTI.

Está confirmada a presença do diretor superintendente do Parque, Ramiro Wahrhaftig, do prefeito de Foz, Chico Brasileiro, e de representantes das instituições que colaboraram com a elaboração do Plano Mobi Foz.

O processo de elaboração, que começou em dezembro, envolveu a realização de workshops e audiências públicas para discussão e avaliação de projetos para melhorar a cidade no trânsito, no transporte coletivo, no transporte de cargas, com mais ciclovias e promoção da acessibilidade. Foram 85 dias de trabalho de toda equipe de engenheiros e arquitetos do Parque.

O Plano Mobi Foz tem como princípio o desenvolvimento sustentável do Município, visando tornar Foz, até 2028, em uma cidade integrada e acessível, com a implementação de políticas públicas alinhadas aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) das Nações Unidas. Atende à Lei Federal 12.587/2012, que estabelece diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana e institui a criação de Planos de Mobilidade que assegurem recursos para investimentos na área. Foz do Iguaçu precisa apresentar ao Ministério das Cidades o Plano pronto até abril deste ano.

Plano de ação

Os técnicos avaliaram vantagens e desvantagens de projetos já existentes e fizeram apontamentos de sugestões e melhorias. O plano foi estruturado em seis categorias de mobilidade: do pedestre, cicloviária, do transporte público coletivo, transporte motorizado individual – público e privado, transporte de cargas e mobilidade turística.

A qualidade no deslocamento do pedestre, promover acessibilidade de uma maneira mais efetiva, a revisão da Lei Municipal de Calçadas, programas de incentivo ao uso de bicicletas, melhorias extremamente essenciais no transporte público coletivo, a redução do impacto dos veículos de carga circulando nas áreas centrais da cidade e a execução de grandes obras – como, por exemplo, a construção da Perimetral Leste, o viaduto de acesso à Avenida Costa e Silva, duplicação da Avenida das Cataratas, a segunda ponte entre Brasil e Paraguai -, bem como a criação de um Plano de Mobilidade Internacional, foram temas amplamente discutidos nas audiências públicas com a comunidade, e que fazem parte de ações e estratégias previstas no plano.