Cotidiano

PTI e prefeitura terão pauta permanente

Para transformar Foz do Iguaçu em uma cidade mais moderna e sustentável, o prefeito Chico Brasileiro confia na parceria com o Parque Tecnológico Itaipu. O gestor e secretários municipais conheceram há poucos dias uma série de ações que colocam o PTI à disposição do município em diversas soluções. Entre elas, a capacitação de servidores para a captação de recursos em projetos municipais e um sistema para o controle de doenças, como dengue, zika e chikungunya.

A reunião, semana passada, marcou o início de uma agenda permanente, com encontros mensais entre PTI e prefeitura. Para o diretor superintendente do Parque, Ramiro Wahrhaftig, esse trabalho é uma espécie de “força-tarefa” conjunta para tratar de temas em comum. “Essa é uma grande missão nossa, nos colocarmos à disposição da sociedade”, ressaltou o diretor. Além das iniciativas que já estão em desenvolvimento com o município, o grupo discutiu novas ações e o desdobramento de projetos existentes, como, por exemplo, a revisão do Plano Municipal de Saneamento e a criação do Mercado Municipal.

“Sabemos que vocês têm pessoas de uma competência ímpar aqui dentro, e precisamos de vocês para que possamos construir a cidade que buscamos”, disse Chico Brasileiro. Segundo ele, assim como Foz do Iguaçu é referência em turismo, a intenção é tornar a cidade modelo também em outros temas, como sustentabilidade e tecnologia. “Essa parceria com o PTI é para fazer essa locomotiva, que é Foz do Iguaçu, andar mais rápido. Já estamos andando, mas precisamos de mais velocidade”, reforçou.

A equipe da prefeitura teve acesso à criação do Sistema Regional de Gerenciamento de Projetos, que tem como objetivo dinamizar os projetos da região Oeste do Paraná. Por meio de um Núcleo de Projetos Municipais constituído em cada prefeitura, funcionários capacitados vão trocar informações para aumentar a arrecadação de recursos federais e estaduais destinados ao investimento no desenvolvimento do território.

Para isso, foi desenvolvida uma Especialização em Gestão Pública e Gerenciamento de Projetos, que prevê a capacitação dos servidores. Na primeira etapa desse curso, participaram 377 pessoas, 12 delas da prefeitura de Foz. Dessas, sete participam atualmente da segunda etapa, a partir de uma seleção feita pela própria administração municipal.

Incubação de empresas

Também foi apresentada a incubação de empresas feitas no parque que, desde 2006 viabilizou a atuação de 59, das quais 37 continuam atuando, aumentando a arrecadação de impostos do município. Outro destaque da apresentação foi o Programa Oeste em Desenvolvimento, do qual o PTI faz parte com outras 63 instituições, além do programa de mobilidade e o Complexo Turístico Itaipu que, por meio do modelo de turismo sustentável, paga toda a operação do turismo e destina parte dos recursos a projetos de pesquisa e desenvolvimento. Eles também conheceram o Centro Internacional de Hidroinformática, que atua com a criação e aplicação de soluções que auxiliam o processo de gestão/tomada de decisão, os projetos de inclusão social e produtiva e os de saneamento ambiental.