Educação

PTI Conecta Universidade já é referência entre as melhores faculdades do oeste do Paraná

O novo programa de extensão do Parque Tecnológico Itaipu tem aproximado estudantes de graduação ao universo das startups

PTI Conecta Universidade já é referência entre as melhores faculdades do oeste do Paraná

Paraná – Evidenciando o empreendedorismo e incentivando a integração entre a universidade e a empresa, o PTI-BR (Parque Tecnológico Itaipu) lançou mais um programa de extensão, o PTI Conecta Universidade.

O projeto é direcionado para acadêmicos que tem interesse nos temas de empreendedorismo e inovação. Por meio de palestras e dinâmicas, os especialistas do Parque Tecnológico, desenvolvem uma trilha de conhecimento que mostra aos alunos o caminho a seguir para empreender por meio de startups. Engajando os jovens de forma prática, eles são instruídos e conduzidos a tirar uma ideia do papel e investir em sua proposta, desenvolvendo maior maturidade de negócios.

Esse é mais um programa sobre fazer acontecer, conforme comenta o diretor de negócios e inovação do PTI-BR, Rodrigo Régis. “A principal ideia do projeto é estimular os estudantes a empreender e apoiar em suas mudanças de perspectiva sobre como desenvolver soluções inovadoras”, comenta Régis. “Isso significa que eles aprendem a responder problemáticas reais de mercado, ao invés de, apenas, pesquisar, desenvolver e testar produtos”. No decorrer dos encontros, também são apresentados cases de startups incubadas no Parque Tecnológico, na Incubadora Santos Dumont.

Primeiro ciclo de palestras – Neste primeiro ciclo de palestras, estão participando, desde março, seis instituições de ensino, sendo quatro em Foz do Iguaçu e duas em Marechal Cândido Rondon. Unioeste Campus Foz, Cesufoz, UniAmérica, IFPR (Instituto Federal do Paraná), em Foz do Iguaçu, e em Marechal Cândido Rondon, o ISEPE (Instituto Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão), além da Unioeste Campus Rondon. Ao todo, são 18 horas por ciclo, contando com seis encontros virtuais, que acontecem a cada 15 dias, com direito a certificado aos participantes.

O coordenador dos cursos de administração e ciências contábeis da Cesufoz, Jose Carlos Rolim, salienta que essa é uma oportunidade para os acadêmicos terem contato com uma realidade até então desconhecida. “Alguns cursos não tem na grade nada voltado ao empreendedorismo, e esse projeto do PTI vem para ajudar os alunos a entrarem nesse mundo das startups e saberem como desenvolver um projeto”. Rolim ressalta os bons resultados que o PTI Conecta vem agregando.

Os resultados têm sido fantásticos”, comenta o acadêmico de engenharia de aquicultura, David Borovicz. “Agora sei que minhas ideias não precisam ficar somente no papel, e que devem ser comentadas, pois podem atrair atenção de outras pessoas”. O estudante destaca, ainda, que sente-se mais confiante para o mercado de trabalho. “Aprendi e estou aprendendo muito, percebo que essas ideias, lá no final do treinamento, farão a diferença, até mesmo fora da minha área, vejo muitas oportunidades de como desenvolver o que aprendi”.

Os acadêmicos que desenvolverem boas ideias farão uma visita técnica ao Parque Tecnológico e ganharão até quatro mentorias para desenvolvimento e amadurecimento de seu projeto. Em caso de ideias mais desenvolvidas ou até mesmo negócios que já estão em andamento, haverá a possibilidade de incubação e possível investimento do PTI-BR ou de parceiros.

Este ciclo de palestras vai até agosto. Caso outras instituições tenham interesse, poderão participar do próximo ciclo, que inicia a partir de Junho.