Cotidiano

PT perde espaço no cinturão vermelho de SP

SÃO PAULO. O PT perdeu espaço no chamado ?cinturão vermelho?, grupo de cidades da região metropolitana de São Paulo. Dos sete municípios hoje comandados pelo partido nessa região, a sigla conseguiu manter o comando em apenas um. Em outras duas cidades, petistas foram para o segundo turno.

A principal derrota aconteceu em Guarulhos, segundo maior município do estado, administrado pelo partido há 16 anos. O petista Elói Peita, que já havia sido prefeito da cidade, ficou em terceiro lugar na eleição e não foi nem para o segundo turno, que será disputado entre Gutti (PSB) e Eli Correa Filho (PRTB).

Em São Bernardo do Campo, terra do ex-presidente Lula, o candidato do PT, Tarcisio Secoli, também terminou em terceiro lugar. O segundo turno da cidade será entre Orlando Morando (PSDB) e Alex Manente (PPS). O petista Luiz Marinho governa o município, que foi berço do PT, há oito anos. Na vizinha Santo André, o atual prefeito, Carlos Grana (PT) ficou em segundo lugar, com 20,3% dos votos, mas irá disputar o segundo turno contra Paulo Serra (PSDB), que teve 35,9%.

Em Mauá, outra cidade do ABC paulista, o prefeito do PT também sofreu para passar para o segundo turno. Donisete Braga teve menos da metade dos votos que Atila Jacomussi (PSB) ? 46,7% contra 22,9% . Os dois vão disputar o segundo turno.

Em duas cidades hoje administradas pelo PT, Carapicuíba e Embu das Artes, os candidatos do partido estavam impugnados por problemas com o registro da candidatura. Mas mesmo se fossem contabilizados os seus votos, eles não se elegeriam. Em Carapicuíba, Marcos Neves (PV) se elegeu no primeiro turno. Em Embu das Artes, não há segundo turno e Ney Santos (PRB) venceu a disputa. O PT só conseguiu se manter no poder em Franco da Rocha, onde o prefeito Kiko Celeguim foi reeleito, com 73,41% dos votos válidos.