Cotidiano

PT diz que mudança na PEC do teto de gastos é para ?Temer gastar mais?

BRASÍLIA – O líder do PT na Câmara, Afonso Florence (BA), afirmou que o partido manterá oposição à PEC do teto de gastos e criticou a mudança anunciada nesta segunda-feira para permitir investimentos maiores em saúde e educação apenas em 2017.

? É uma mudança interessante porque empurra o corte para os governos posteriores ao dele. É um artifício paliativo e que só demonstra como essa PEC é deletéria para os interesses do Brasil. Agora Michel Temer quer gastar mais e deixar o corte para os outros ? afirmou Florence.

Ele destacou que se a PEC estivesse em vigor desde 2006 o salário mínimo seria de R$ 550,00 em vez dos R$ 880,00 atuais. O líder disse que o PT manterá a obstrução parlamentar à medida.

? Vamos obstruir e, se for a voto, vamos ter emendas para tirar disso saúde, educação e assistência social. Somos contra essa PEC porque ela é contra o serviço público no país ? disse.

Florence afirmou que o país também se posiciona contra o projeto que retira a obrigatoriedade de a Petrobras ser a operadora dos campos de petróleo no pré-sal. Ele afirmou que a proposta vai passar um conhecimento geológico desenvolvido pela empresa a concorrentes. A proposta está na pauta do plenário desta segunda-feira, mas não deve ser votada.

O líder petista criticou também as possíveis mudanças no projeto de repatriação de recursos. Para ele, modificar a lei próximo ao fim do prazo é negativo, assim como a possibilidade de se permitir a adesão de agentes públicos.