Cotidiano

PT decide defender realização de novas eleições

201609021211173724.jpgSÃO PAULO. O PT vai assumir a bandeira da defesa de realização de novas eleições no país. Reunida nesta sexta-feira em São Paulo, a Executiva do partido aprovou um texto sobre o tema. A resolução também faz uma defesa do ex-presidente Lula e da ex-presidente Dilma Rousseff. Ainda não se sabe os detalhes de como esta nova eleição será proposta.

Lula participa do encontro que acontece na sede do partido.

? O PT vai defender eleições diretas. Houve acordo para isso ? afirmou o deputado federal Paulo Teixeira (SP),um dos vice-presidentes da legenda.

No mês passado, o PT havia rejeitado a proposta de assumir a bandeira para a realização do plebiscito sobre novas eleições como vinha sendo proposto por Dilma. Na ocasião, apenas dois integrantes da executiva, representantes da corrente Mensagem, foram favoráveis.

O presidente do PT, Rui Falcão, vinha afirmando não haver possibilidade de defender o tema porque, se forem seguidos todos os trâmites, a nova eleição só será realizada em 2018. A mudança foi justificada com o argumento de que assumir a defesa de novas eleições significaria o enfraquecimento da luta contra o impeachment. Agora com o processo de afastamento sacramentado, esse raciocínio não teria mais sentido.