Cotidiano

PT aprova indicação de Dilma para conselho de fundação

SÃO PAULO. O PT aprovou nesta quinta-feira, durante reunião de seu diretório nacional em São Paulo, a indicação da ex-presidente Dilma Rousseff para assumir uma vaga no conselho da Fundação Perseu Abramo, ligada ao partido. A ideia, defendida pelo presidente da legenda, Rui Falcão, é que Dilma assuma a presidência do conselho.

Mas caberá ao próprio conselho votar a nomeação de Dilma para este cargo.

O conselho consultivo da fundação se reúne quatro vezes por ano e os seus integrantes não recebem remuneração.

O convite a Dilma havia sido feito no fim do mês passado por Rui Falcão. Segundo petistas, a ex-presidente já aceitou a oferta.

Com a presença do ex-presidente Lula, o diretório nacional do PT discute também a forma com que será escolhida a nova direção da legenda.

Já foi acertado que haverá um congresso no primeiro semestre do ano que vem. Há divergência, porém, sobre a forma de escolher os delegados para esse congresso.

O movimento Muda PT, que reúne cinco correntes de esquerda da legenda, defende que sejam realizados congressos municipais para escolheriam os delegados dos congressos estaduais, que, por sua vez, escolheriam os delgados do congresso nacional. Já a CNB, grupo majoritário que comanda a legenda, quer a realização de eleições diretas para definir os delegados.