Cotidiano

PT ainda discute apoio à presidência da Câmara

São Paulo – Enquanto parte da direção do PT avalia negociar apoio aos candidatos governistas à presidência da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Jovair Arantes (PTB-GO), a militância do partido se posicionou contra os dois nomes durante lançamento do 6º Congresso Nacional do PT na noite desta quinta-feira em São Paulo.

O presidente do partido, Rui Falcão, defendeu, durante reunião da Executiva Nacional do PT, no meio da tarde desta quinta, que os petistas apresentem uma pauta para os dois candidatos. O partido apoiaria quem se comprometesse com assuntos de interesse do PT e permitisse a participação do partido na composição da Mesa Diretora da Câmara.

Ainda não há consenso em torno da proposta, que deve ser discutida novamente nesta sexta-feira, pelo Diretório Nacional do PT. Horas depois, durante o lançamento do Congresso, Falcão e outros dirigentes ouviram a manifestação da militância, que gritou, em diversos momentos: “Maia, não”. Os petistas levaram cartazes contra o deputado do DEM.

Durante o ato, nenhum discurso tratou do assunto. A cerimônia começou com um minuto de silêncio em memória do ministro do Supremo Teori Zavascki, que morreu em um acidente aéreo em Paraty na tarde desta quinta-feira. Os discursos direcionados à militância falaram em recuperar a imagem do PT, arranhada pelos escândalos de corrupção investigados pela Operação Lava-Jato:

? Estamos num momento de recuperação da nossa imagem, que foi arranhada por críticas da mídia monopolista e erros que eventualmente a gente cometeu coletiva ou individualmente – disse Falcão, que defendeu a antecipação das eleições para a Presidência da República e o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato.

Presente ao evento, Lula discursou por cerca de 40 minutos. Disse que o partido precisa se reconectar com sua base e que não pode esperar 2018 para discutir a sucessão presidencial:

? Precisamos ter o discurso correto, não podemos esperar 2018. Até podemos suportar, mas a sociedade vai aguentar? O sujeito que perdeu o emprego e está perdendo os diretos vai aguentar? A gente não via mais criança pedindo esmola na rua. Agora já tem.

Lula criticou as medidas econômicas do governo de Michel Temer e disse que o PT precisa discutir a forma de fazer política:

? Não podemos mais fazer apenas ação política de resistência. Ficamos gritando Fora, Temer, e ele está lá dentro, ficamos gritando não vai ter golpe e teve. Gritamos contra a reforma e eles estão aprovando tão rápido que fica difícil de acompanhar.

O ex-presidente defendeu que, ao longo do ano, diretores do partido se reconectem com as antigas bases sociais do PT, como os movimentos sociais, a Igreja.

? Precisamos fazer reflexão profunda para que possa concertar os erros e voltar a ser aquele partido que desperta esperança de que algo vai acontecer para a sociedade brasileira. Temos que mudar nosso jeito de fazer política, aperfeiçoar nossa relação com movimentos sociais. Nossa relação com povo tem que ser cotidiana, diariamente.