Cotidiano

PSOL protocola representação na Procuradoria contra o ministro da Educação

201610311824334920.jpg BRASÍLIA- O PSOL protocolou uma representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ministro da Educação, Mendonça Filho, para investigar possível improbidade administrativa na conduta do órgão diante dos estudantes. Segundo o partido, a representação, feita ontem, foi motivada por declarações de Mendonça, que disse publicamente que iria solicitar que o governo fosse à Justiça para punir entidades estudantis pelo adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Enem

Para o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), um dos parlamentares que foram à PGR protocolar a representação, o adiamento da realização de provas do Enem é culpa do próprio ministro, que não quis dialogar com os estudantes que ocupam as escolas. Ele disse que o adiamento do Enem foi uma jogada política de Mendonça, para ?jogar estudantes contra estudantes?. Para Braga, as ocupações são legítimas.

O Ministério da Educação, em nota, afirmou não ter sido notificado da representação do PSOL junto à Procuradoria-Geral da República. E reafirmou que tem o ?papel legal de zelar pela preservação do espaço, do patrimônio e do erário público. Assim como garantir o direito dos estudantes de acesso ao ensino e dos professores, de ensinar?. A pasta acrescentou que ?o direito de protestar é legítimo, da mesma forma que o direito constitucional de ir e vir de qualquer cidadão.