Cotidiano

Psicologia: Sucata é matéria-prima para oficina de robôs

Atividade aguça a criatividade dos formandos; ideia é resgatar o direito de brincar e unir pais e filhos, ainda de forma sustentável

Psicologia: Sucata é  matéria-prima para  oficina de robôs

A ludicidade auxilia na aprendizagem cognitiva, afetiva, social e psicomotora. Por ser fator motivador para o desenvolvimento da criança, é um recurso de estudo do curso de Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar. Na última semana, a turma do 5º ano, da Unidade de Cascavel, foi desafiada a confeccionar brinquedos com materiais de sucata. O resultado surpreendeu.

Uma oficina de robôs foi criada na disciplina de Direitos Humanos, ministrada pela professora Geysa Apel. O intuito é trabalhar o ‘direito de brincar’, lembrando que o lúdico proporciona espaço para a criança demonstrar emoções e sentimentos, enquanto interage com o meio em que vive.

Na teoria, a docente trabalhou a Declaração dos Direitos da Criança, enaltecendo o 7º Princípio: “A criança tem direito à educação, para desenvolver as suas aptidões, sua capacidade para emitir juízo, seus sentimentos e seu senso de responsabilidade moral e social. Os melhores interesses da criança serão a diretriz a nortear os responsáveis pela sua educação e orientação; esta responsabilidade cabe, em primeiro lugar, aos pais”.

E justificou: “A criança terá ampla oportunidade para brincar e divertir-se, visando aos propósitos mesmos da sua educação; a sociedade e as autoridades públicas empenhar-se-ão em promover o gozo deste direito”.

De acordo com a psicóloga, algumas questões culturais e financeiras afastam este direito da criança. “A oficina de robôs busca resgatar este direito. Com a construção dos robôs, pais e filhos podem interagir, desenvolver a criatividade e, ainda, contribuir com o meio ambiente de forma sustentável”, observa. Além de casa, essa atividade pode ser realizada em vários outros contextos, como na escola, consultório, entre outros.

 

Atenção!

UNIPAR Vestibular 2022 está com inscrições abertas – Agora é a sua vez. Só em Cascavel, a Universidade Paranaense oferta mais de 70 cursos entre as modalidades presencial, semipresencial e EaD. Acesse o site www.unipar.br ou a central do candidato pelo WhatsApp (45) 3321-1329.