Cotidiano

Psicologia e História promovem semana acadêmica em parceria

Eixo central foram questões étnico-raciais; houve ainda minicursos sobre História e Arte, transexualidade nas mídias digitais, redução de danos, dor crônica, Psicologia escolar e Psicanálise com crianças

Parceria tem dado bons frutos, promovendo troca de conhecimentos e interação. Mais uma vez, os cursos realizaram em conjunto o 17º Simpósio de Psicologia e a 19ª Jornada de História. A programação do evento reuniu palestras, minicursos, apresentações de trabalhos científicos e cultural, com o trio Em casa com o show das divas brasileiras.

A abertura trouxe dois convidados especiais, o bacharel em Direito Izaque de Souza, e a Dra. Ângela Maria de Souza, professora da Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), que participaram da mesa redonda ‘O Brasil atual: questões étnico-raciais, inclusão e direitos humanos’.

Com propriedade na área da Educação e Políticas Públicas, Souza abordou discussão sobre racismo, construção identitária, igualdade e equidade, negritude e branquitude, intervenção profissional e direitos humanos.

“A ideia é refletir sobre como se aplicam essas questões na prática profissional, tendo em vista que há uma visão distorcida de que teoria e prática são diferentes. Não são, tem que ter aplicabilidade, pois teoria sem prática é inócua e prática sem teoria é vazia”, afirma o bacharel.

Já a Dra. Ângela falou sobre relações étnico-raciais e de gênero, lembrando a herança do Brasil enquanto país de negros, consequências na história e significado na atualidade sob uma perspectiva interseccional. “A proposta é discutir a partir da questão de gênero, como a juventude está nesse contexto e a importância de pensar políticas públicas para pensar cidadania”, disse.

A programação contou ainda com minicursos, versando sobre História e arte na américa latina, com o professor Leodefane Bispo da Silva, A recepção da transexualidade nas mídias digitais, com Luiz Augusto Mugnai Vieira Junior, Atuação do psicólogo em contexto de redução de danos, com Lais Castro, Dor crônica – o que a psicologia pode fazer, com a Dra. Luziane Kircher, Psicologia escolar e atuação profissional, com Mirian de Carvalho, e Psicanálise com crianças, com Veruska Festugato.