Cotidiano

PSDB descarta apoio a Freixo no segundo turno do Rio

INFOCHPDPICT000061945356

BRASÍLIA – O PSDB já descartou, internamente, a possibilidade de apoiar Marcelo Freixo (PSOL) no segundo turno da eleição no Rio de Janeiro. O partido discute agora se vai declarar voto em Marcelo Crivella (PRB) ou se ficará neutro na disputa. A informação foi confirmada pelo GLOBO com dois dirigentes do PSDB fluminense. O senador Aécio Neves, presidente nacional do partido, é quem comandará a decisão sobre o apoio a Crivella ou a neutralidade.

A decisão de não apoiar o PSOL decorre pelo antagonismo das legendas no âmbito nacional. Os tucanos destacam que o partido apoiou o PT no segundo turno em 2014 contra o PSDB e ficou contra o impeachment de Dilma Rousseff até o final, inclusive com ataques os tucanos por terem apoiado o processo.

? Somos de campos ideológicos opostos ? resumiu um dos dirigentes.

Freixo tinha afirmado o desejo de apresentar suas propostas a Carlos Osório, candidato tucano que ficou na quinta posição, com 8,62%. Osório já declarou que não se sente representado por nenhum dos dois candidatos que continua na disputa.

Crivella virá a Brasília nesta terça-feira para se reunir com Aécio. Ele tentará convencer o tucano a levar o partido a apoiá-lo, em vez de ficar neutro. Dirigentes tucanos, porém, afirmam que seria preciso discutir alguns compromissos para embarcar numa campanha do candidato do PRB, ressaltando que o PSDB não teria interesse em discutir cargos numa eventual prefeitura de Crivella neste momento. Aécio também discutirá com políticos tucanos do estado o melhor caminho a seguir.