Cotidiano

PSDB decide não apoiar nem Crivela nem Freixo no 2º turno do Rio

201610041502210704.jpgBRASÍLIA – O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), confirmou na noite desta terça-feira que o partido no Rio de Janeiro não irá apoiar formalmente nem Marcelo Crivela (PRB) nem Marcelo Freixo (PSOL), no segundo turno das eleições da capital fluminense. O senador, no entanto, não descarta que ?por exclusão? os eleitores do candidato tucano Carlos Osório, que teve 8,6% dos votos válidos no primeiro turno, acabem migrando para a campanha de Crivela. O encontro com o senador do PRB não deve mais acontecer, como anteriormente previsto.

Eleições Rio

– O Freixo representa, do ponto de vista de sua visão política, a negação de tudo que o PSDB acredita. O próprio discurso feito logo após o primeiro turno, de que dedicava a vitória aos que consideravam o impeachment um golpe, nos afasta definitivamente dessa opção – disse Aécio.

Sobre Crivela, o presidente nacional do PSDB disse que conversou com dirigentes do partido no Rio quee concordaram em não declarar apoio formal, por não haver identidade com sua campanha. Mas os eleitores tucanos estão liberados para fazer a melhor escolha.

– É só achismo, mas talvez por exclusão e não por opção, setores do PSDB possam apoiar Crivela – disse Aécio.

Também nesta terça-feira, o PMDB decidiu oficialmente que vai ficar neutro no segundo turno do Rio. De acordo com o presidente estadual do partido, Jorge Picciani, a orientação é que os filiados não apoiem formalmente nenhum dos candidatos. Não haverá, no entanto, punição caso algum candidato ou militante do partido decida se engajar nas campanhas de Marcelo Crivella (PRB) ou Marcelo Freixo (PSOL). Nesta terça-feira, O GLOBO já havia adiantado que a tendência da legenda era optar pela neutralidade.

? O PMDB não apoiará oficialmente nenhum dos candidatos, mas defende que todos aqueles que votaram no PMDB devem comparecer e votar no segundo turno, livremente. Quem achar melhor o candidato A vota no candidato A; e quem achar melhor o candidato B vota no candidato B. A orientação partidária é não apoiar oficialmente nenhum dos candidatos, mas não vamos punir nenhum filiado ao partido, nenhum militante que, por uma decisão pessoal, queira apoiar candidato A ou o candidato B. Não é da natureza política do PMDB impedir o livre arbítrio, a livre decisão de seus membros ? disse Picciani ao GLOBO.