Cotidiano

PSB contraria expectativa de Freixo e opta pela neutralidade no Rio

RIO ? Após uma longa reunião nesta sexta-feira, o PSB decidiu ficar neutro na disputa pelo segundo turno no Rio. Havia uma expectativa na campanha de Marcelo Freixo (PSOL) de que o partido formalizasse o apoio, como o presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira, havia sinalizado no início da semana.

Pesou contra Freixo a recusa do PSOL de apoiar Felipe Peixoto (PSB), que vai enfrentar o atual prefeito, Rodrigo Neves (PV), no segundo turno em Niterói. O candidato do PSOL, Flávio Serafini, ficou em terceiro lugar, com 20,6% dos votos válidos.

? A decisão é por neutralidade, em face das divisões internas e para não haver uma cisão maior no partido. A Direção Nacional tem simpatia pelo Freixo, e nós vamos respeitar isso ? disse o presidente da Executiva Municipal, Paulo Senra.

Integrantes da cúpula do partido avaliam que faltou ao PSOL fazer ?um aceno? em direção à candidatura de Peixoto. Em Petrópolis, no entanto, o partido está apoiando a candidatura do atual prefeito, Rubens Bomtempo (PSB), que vai enfrentar Bernardo Rossi (PMDB) no segundo turno.

? A gente queria que o PSOL fizesse (em Niterói) o mesmo movimento daqui (no Rio). Não temos porque fazer um compromisso com quem não tem compromisso. Não vamos entrar numa briga que vai nos ajudar ? disse Senra.

O senador Romário (PSB-RJ) participa da campanha de Marcelo Crivella (PRB) desde o primeiro turno. Na segunda-feira, Siqueira havia sinalizado que o PSB entraria na campanha de Freixo.

? Pretendemos colaborar para que Freixo saia vitorioso na disputa com Crivella, será um simbolismo importante para a esquerda no Rio. O Freixo me parece um candidato interessante, mais moderno, mais leve. E estaremos evitando que a prefeitura do Rio caia nas mãos de um bispo da Igreja Universal ? declarou o presidente nacional do PSB.

Na ocasião, Siqueira também criticou Crivella, que quase se filiou ao PSB no início do ano.

? Em algum momento eu cheguei a ter uma boa impressão de Crivella, mas depois o conheci mais profundamente e vi que o Rio não o merecia como prefeito ? disse.

Em nota oficial, o PSB do Rio disse que ?decidiu remeter à Executiva Nacional a decisão sobre a posição do partido no segundo turno da eleição na capital?.