Cotidiano

PSB anuncia apoio a Freixo no 2º turno, contra apoio de Romário a Crivela

BRASÍLIA – Partido do senador Romário, que apoia Marcelo Crivela (PRB), o PSB vai apoiar ao seu adversário, Marcelo Freixo (PSOL), na disputa do segundo turno para a prefeitura do Rio. O anúncio foi feito pelo presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, que comemora o fato da legenda ter sido o partido que mais elegeu prefeitos entre os cinco partidos do campo de esquerda no último domingo, centrando em grandes centros como Campinas e Gurulhos. Mas no ranking geral, o PSB que tinha 434 prefeitos, sendo cinco capitais, caiu para 412 por enquanto, já que disputa o segundo turno em nove grandes cidades e três capitais: Recife, Goiânia e Aracaju.

Sobre o apoio de Romário a Crivela, Siqueira disse que isso deverá ser alvo de providências mais tarde, e que o partido, como um todo estará com Freixo no segundo turno. O presidente do PSB elogiou o adversário de Crivela e disse achar muito interessante que uma esquerda diferente do PT tenha conquistado o segundo turno da segunda cidade mais importante do País.

? Pretendemos colaborar para que Freixo saia vitorioso na disputa com Crivela, será um simbolismo importante para a esquerda no Rio. O Freixo me parece um candidato interessante, mais moderno , mais leve. E estaremos evitando que a prefeitura do Rio caia nas mãos de um bispo da Igreja Universal ? declarou o presidente nacional do PSB.

O PSB governava cinco capitais e até agora foi vitorioso em Palmas e disputa bem colocado em Recife, Goiânia, Aracaju, mas Siqueira diz que ser um ganho ter eleito os prefeitos de nove grandes cidades que são maiores que muitas capitais, como Campinas, Guarulhos, e disputar segundo turno em Olinda, Guarujá, Mauá, Petrópolis, Niterói entre outras.

? Esse negócio de capital é ilusório. Só Guarulhos e Campinas são maiores que algumas capitais. Dos cinco partidos de esquerda somos o partido que mais elegeu prefeitos, na frente do PDT, PT, PPS e PCdoB, que a maioria das prefeituras conquistadas são bibocas lá do Maranhão. Atribuímos a isso a nossa postura de romper com o PT antes e dizer porque estávamos rompendo, por não concordar com os erros políticos e conduta ética extremamente extravagante, para dizer o mínimo. Essa eleição mostrou que estávamos no caminho certo ? disse Siqueira