Cotidiano

Próximo a Temer, Baleia Rossi é o novo líder do PMDB na Câmara

BRASÍLIA ? O PMDB da Câmara tem um novo líder. Em reunião nesta quarta-feira, a bancada decidiu, por aclamação, escolher o deputado Baleia Rossi (SP) para comandá-la. O outro candidato, Leonardo Quintão (MG), que assumiu interinamente o cargo com a indicação de Leonardo Picciani (RJ) para o Ministério do Esporte, acabou abrindo mão da disputa.

Próximo a Temer e presidente do diretório estadual do PMDB em São Paulo, Baleia Rossi está no primeiro mandato como deputado federal. Ele é filho de Wagner Rossi, ex-ministro da Agricultura no primeiro mandato de Dilma Rousseff.

Rossi pediu demissão em agosto de 2011 depois de ser acusado de irregularidades na pasta e foi o quarto a deixar o governo Dilma dentro do processo que ficou conhecido como ?faxina? da presidente. Na época, a Polícia Federal abrir inquérito para investigar as irregularidades, e Rossi pediu demissão, alegando pressão da família e se dizendo injustiçado.

Antes de se demitir, Wagner Rossi criticou reportagem publicada à época pelo Correio Braziliense que citava Baleia Rossi, que era deputado estadual na ocasião. Segundo a reportagem, Baleia Rossi costumava fazer viagens particulares em avião emprestado por empresa do ramo do agronegócio com interesses no Ministério da Agricultura comandado pelo pai.

? No seu primeiro mandato, a Dilma tirou onda de Operação Limpeza e demitiu sete ministros, sem apurar direito. O Wagner Rossi, inclusive. E, no final, ela é que acaba afastada do mandato ? ironizou o deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), que elogiou a capacidade de agregação de Baleia Rossi, mesmo sendo deputado em primeiro mandato.

Segundo Lúcio, a bancada optou por uma solução que garantiu a unidade neste momento importante do governo Temer.

? Ele tem habilidade de ouvir muito e de agregar. Esse jeito agregador ajudou muito na conquista da liderança. O Quintão fez um gesto nobre ao desistir da disputa ? disse Vieira Lima.

Quintão pretende disputar a prefeitura de Belo Horizonte pelo PMDB, e a liderança poderia servir como um trampolim importante para sua imagem. Mas, segundo peemedebistas, a candidatura poderia prejudicar a condução da liderança da bancada em um momento importante para Temer.