Cotidiano

Proximidade do carnaval leva foliões a saga por vacina de febre amarela

64797128_Ri Rio de Janeiro RJ 09022017 - Cariocas amanhecem na fila do posto de vacinação da rua Eva.jpgRIO – A folia do carnaval começa oficialmente no próximo dia 25, mas para quem optou como destino locais como cidades de Minas Gerais ou Espírito Santo está correndo contra o tempo para se vacinar contra a febre amarela. Nas filas que ultrapassaram mais de 150 pessoas em cada uma das duas unidades visitadas pelo GLOBO na manhã desta quinta-feira ? o Centro Especial de Vacinação Dr. Álvaro Aguiar, no Centro, e a Clínica de Família José de Souza Herdy, na Barra da Tijuca ?, muitas relataram um verdadeiro périplo para encontrar a vacina, que assegura a imunização somente após 10 dias da aplicação. Links febre

Segundo orientação do Ministério da Saúde, moradores ou pessoas que irão viajar para áreas com recomendação para a vacina devem se imunizar. Grande parte do litoral está fora desta faixa, com a exceção recente de partes do Espírito Santo. Já o estado de Minas Gerais está todo incluído na área de recomendação para a vacina, acumulando, porém, a fama por seu carnaval em cidades do interior ? de acordo com estimativas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o estado deve ser o terceiro no país a ter maior volume de movimentações comerciais com a data, atrás somente do Rio de Janeiro e de São Paulo.

A técnica administrativa Pâmela Ribeiro, de 27 anos, acordou às 4h30 para sair de casa, em São Gonçalo, e se dirigir ao Centro de Vacinação Álvaro Aguiar. Ela não encontrou postos na cidade em que mora com doses disponíveis, com exceção de um onde houve dias em que a vacina foi aplicada, mas exigindo a apresentação de um comprovante de viagem. Planejando ir para a cidade de Conceição de Ibitipoca de carro, Pâmela até tentou obter um documento com a pousada em que se hospedará no carnaval ? mas como este seria manuscrito, ela desistiu desta via e decidiu tentar a sorte no Rio.
? Acordei muito cedo pois nenhum posto atende o telefone e não posso chegar todo dia atrasada no trabalho. Busquei clínicas particulares, mas a aplicação é cara e está em falta. Vou continuar tentando ? conta a jovem.
A cabeleireira Dione Guimarães, de 54 anos, pretende passar o carnaval em sua casa de veraneio no município de Domingos Martins, no Espírito Santo ? incluído recentemente na área de recomendação para vacina. A imunização estava em falta na Ilha do Governador, onde mora, e ela acordou às 4h para chegar ao Álvaro Aguiar.
? Por enquanto, a febre é só silvestre, mas pode vir para cá. Ainda mais com esse mosquito ? aponta, referindo-se ao Aedes aegypti, transmissor dos vírus da febre amarela, dengue, zika e chicungunha.