Serão 90 questões que deverão ser respondidas em cinco horas

Os cerca de 4,2 milhões de candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2018 que participaram da primeira etapa do exame no último domingo, 4, terão mais um dia de prova neste domingo (11), que testará os conhecimentos dos estudantes em ciências da natureza e suas tecnologias e em matemática e suas tecnologias.

Serão 90 questões que deverão ser respondidas em cinco horas. Ciências da natureza e suas tecnologias equivalem às matérias de biologia, química e física; e matemática e suas tecnologias são questões da própria matemática. É importante que o candidato leia com atenção o enunciado das questões e as alternativas. Apenas uma das alternativas é a correta.

Os portões estarão abertos entre 12h e 13h. A aplicação da prova terá início às 13h30 e término às 18h30. Todos, onde quer que estejam, devem converter a hora local para o horário de Brasília, já adaptado ao horário de verão. Mesmo que o local de prova seja o mesmo do primeiro dia, é interessante que os candidatos se planejem com calma e saibam como será o deslocamento e quanto tempo vai durar, para que não ocorram atrasos.

Vale lembrar que as regras do segundo dia de avaliação são as mesmas do primeiro dia, ou seja, todos os alunos devem levar, além do documento de identificação, uma caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente.

Como a leitura ótica do cartão de respostas só identifica a cor preta, está vetado o uso de canetas de tinta azul ou vermelha, lápis e lapiseira. O ideal é que o estudante leve mais de uma caneta. É aconselhável também portar o cartão de confirmação de inscrição.

Resultado – A divulgação dos gabaritos se dará no dia 14 de novembro, e os resultados serão publicados em 17 de janeiro de 2019.