Cotidiano

Provador sob medida

RIO – Sabe aquela maratona na loja: pegar um monte de peças de roupa, de variados tamanhos e cores, e se enfiar em uma cabine para ver o que ? afinal ? lhe cai bem? Este sacrifício está com os dias contatos. Um provador dotado de espelho interativo reduz todo este esforço. Deixa tudo ao alcance das suas mãos. Ou melhor: do seu dedo indicador. A tela-espelho simula a peça em você.

? Isso dá ao cliente acesso à loja completa no provador. Na ponta dos dedos, ele têm o tamanho, as opções de cores para os itens que o vendedor trouxe. Logo que ele entra no provador, que apenas se parece com um grande espelho padrão, podemos identificar os produtos que foram trazidos com base no RFID (identificação por radiofrequência) na etiqueta ? explica Michael Franklin, um dos fundadores da OAK Labs, a empresa responsável pela novidade.

O sistema já é adotado por algumas lojas em Nova York, como Ralph Lauren e Rebecca Minkoff. Uma das vantagens é a redução do tamanho do encalhe de mercadorias

? Para o cliente, tornamos mais fácil dar-lhes o que eles querem, e também temos uma linha de comunicação entre o cliente e o varejo associado. Os lojistas veem toda a atividade do provador. O que está acontecendo, o que está sendo solicitado ? observa Michael.

ESTRATÉGIA

O provador interativo é apenas mais uma arma usada para atrair o consumidor. Lojas convencionais, em todo o mundo, tem sentido a queda no movimento. Efeito da era das compras online.

Especialistas preveem um futuro sem tantas lojas físicas como hoje, mas acentuam que serão espaços mais amigáveis ao cliente. Um relatório recente da Accenture ? uma empresa de consultoria ? estima que a próxima década será a idade de ouro do consumidor, tratado a pão-de-ló. Terão crescente variedade de produtos e serviços, muitas vezes personalizados para suas necessidades e desejos específicos.