Cotidiano

Prouni terá 214 mil vagas para o primeiro semestre de 2017

BRASÍLIA – O Programa Universidade para Todos (Prouni) vai oferecer 214.110 bolsas de estudo para o primeiro semestre de 2017 em instituições privadas em todo país. As inscrições serão abertas à 0h de terça-feira, dia 31, e se encerram no dia 3 de fevereiro, às 23h59 (horário de Brasília).

Segundo o Ministério da Educação, são 103.719 bolsas integrais e 110.391 parciais (o governo federal cobre 50% da mensalidade). O número é o maior desde a criação do programa, em 2004, e representa crescimento de, aproximadamente, 5% em relação ao mesmo período do ano passado.

Para acesso ao processo seletivo, o estudantes deve acessar o site do programa e informar o número de inscrição e a senha usados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016. É possível escolher duas opções de curso.

Podem concorrer os estudantes que não tenham diploma de curso superior e tenham alcançado o mínimo de 450 pontos no Enem; tenham cursado o ensino médio em escola pública ou, na condição de bolsista integral. Na rede particular, os estudantes devem comprovar renda familiar de até um salário mínimo e meio para a bolsa integral e de até três salários mínimos para a parcial. Também podem participar pessoas com deficiência e professores do magistério da rede pública de ensino que integrem o quadro permanente da instituição de ensino.