Educação

Prouni, Fies, PAP: conheça os programas que auxiliam na formação acadêmica dos estudantes

A Univel oferece bolsas nos programas do governo federal e, de forma alternativa, um financiamento próprio da instituição

Prouni, Fies, PAP: conheça os programas que auxiliam na formação acadêmica dos estudantes

O ano de 2021 começou e é hora de pôr em ação os planos de ingressar em uma graduação. O governo federal possui dois programas que tornam este sonho real: o Programa Universidade Para Todos (Prouni) e o Financiamento Estudantil (Fies). Você já deve ter ouvido falar neles, mas fique atento porque serão realizados de maneira diferente das edições anteriores, até mesmo as datas.

Além disso, no Centro Universitário de Cascavel – Univel são ofertadas bolsas nos dois programas e, ainda, o Plano Alternativo de Pagamento (PAP), um financiamento próprio da instituição voltado aos estudantes que não conseguirem Fies ou Prouni.

Confira a seguir os detalhes dos programas e escolha o melhor para você:

PROUNI

Marque no calendário: de 12 a 15 de janeiro de 2021 é o período que você tem para se inscrever no Prouni. E, para participar, precisa se encaixar em uma das categorias:

– Ter cursado o Ensino Médio completo na rede pública;

– Ter sido bolsista integral em escolas particulares durante o Ensino Médio;

– Ter alguma deficiência;

– Ser professor da rede pública de ensino, na educação básica;

– Não possuir diploma de ensino superior.

O Prouni dá direito a bolsas de estudo em Instituições de Ensino Superior (IES) particulares, como na Univel. São duas modalidades: bolsa integral de 100% da mensalidade (renda familiar mensal por pessoa de até 1,5 salário mínimo) e bolsa parcial de 50% da mensalidade (renda familiar mensal por pessoa de 1,5 a 3 salários mínimos).

No ano que vem, as notas usadas serão da edição de 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já que os resultados do processo seletivo de 2020 estão previstos para serem divulgados somente em março de 2021.

Fique atento: você poderá inscrever sua nota em dois cursos diferentes, no site do Prouni. O resultado da seleção será publicado em 19 de janeiro.

FIES

Você, estudante, ainda tem a opção de fazer o Financiamento Estudantil (Fies), que tem a finalidade de fornecer vagas de financiamento de cursos, nas modalidades integral ou parcial, em IES privadas.

Fique atento ao prazo! As inscrições para o Fies 2021 vão de 26 a 29 de janeiro e todo o processo acontece pelo site do Ministério da Educação, na página do SisFIES 2021.

Os financiamentos do Fies 2021 terão taxa de juros de 6,5% ao ano. Portanto, enquanto estiver cursando a universidade, você terá que pagar um valor mínimo de R$ 150 a cada três meses. A taxa diz respeito aos juros sobre o financiamento, mas quando concluir a graduação o aluno terá 18 meses, no máximo, para começar a efetuação do pagamento do curso.

PAP

Quem não conseguir participar de um dos programas do governo ainda tem a possibilidade de contratar o Plano Alternativo de Pagamento (PAP), um financiamento próprio da instituição de ensino voltado aos estudantes que não conseguirem Fies ou Prouni.

Ele financia até 50% da mensalidade e esse percentual é disponibilizado de acordo com a renda do aluno e do grupo familiar (das pessoas que moram com ele). Quanto aos pagamentos, parte das mensalidades será descontada durante o curso e o restante quando concluir a graduação, parcelado no mesmo prazo financiado, sendo pago o valor da mensalidade vigente no ano do pagamento.

O PAP não exige conta em banco, pois é um processo feito direto com a Univel. Mas, obrigatoriamente, será necessário um fiador com renda comprovada de, no mínimo, três vezes o valor da mensalidade e sem restrição no nome. Importante também lembrar que este é um programa alternativo, então, é obrigatório que o aluno que contrata o PAP faça a inscrição para o Prouni e o Fies.

Além do processo padrão de matrícula, para a inscrição o estudante também precisa apresentar algumas documentações no setor do PAP no período definido para inscrições. A lista de documentos está disponível no site www.univel.br/pap. E já é possível fazer a inscrição para o PAP, com análise de aprovação imediata.

Mais informações:

O Vestibular Univel 2021 já está disponível para inscrição e acontece de forma agendada na instituição ou on-line. Acesse o site www.univel.br e inscreva-se!

Está com dúvidas? Você pode entrar em contato com o setor do Fies, PAP e Prouni, pelo telefone (45) 3036-3646 ou pelo e-mail: [email protected] e, também, com o Vestibular da Univel, no número (45) 3036-3664 e e-mail [email protected].