Cotidiano

Protestos tomam Estados Unidos contra veto a imigrantes de Trump

USA-TRUMP_-G7Q33I7MF.1.jpgWASHINGTON – Espanto, inconformismo, protestos e retaliação marcaram os EUA e o mundo após o presidente Donald Trump suspender a admissão de refugiados ? incluindo os perseguidos em seus países de origem ? e barrar a entrada de cidadãos de sete países de maioria muçulmana, em alguns casos também aqueles que tenham green cards (visto de residência permanente) e estejam fora do país por qualquer motivo. Passageiros de aviões que voavam para os Estados Unidos na noite de sexta-feira foram surpreendidos com a ordem do republicano ao chegar no aeroporto. Houve protestos nos principais aeroportos do país, como o de Nova York, Washington e Chigado, onde 18 pessoas foram proibidas de entrar no país.

Enquanto eram relatados vários casos de estrangeiros barrados em aeroportos, grupos de defesa dos direitos civis entraram na Justiça, governos estrangeiros e ONU condenaram os decretos, e protestos eram realizados.

TRUMP

US-PROTESTORS-RALLY-AT-JFK-AIRPORT-AGAINST-MUSLIM-IMMIGRATION-BA-G7Q33I2C3.1.jpgAs autoridades americanas começaram a implementar a ordem executiva de Trump já na sexta-feira à noite, suspendendo o programa de recepção de refugiados durante ao menos 120 dias, enquanto as autoridades definem o futuro sistema de verificação de vistos e antecedentes. O decreto também veta a entrada de pessoas procedentes de sete países de maioria muçulmana ? Irã, Iraque, Líbia, Somália, Sudão, Síria e Iêmen ? por 90 dias, mesmo para quem tenha vistos válidos e residência.

? Pela primeira vez na História de nossa nação, pessoas estão sendo barradas de vir por causa de sua fé. O próprio presidente Trump disse que os cristãos sírios eventualmente serão bem-vindos. Isto torna claro que o governo está mirando nos muçulmanos ? sintetizou ao GLOBO, de Washington, o diretor de comunicações do Conselho de Relações Islâmico-Americanas, Ibrahim Hooper. ? É um caos. Famílias estão sendo separadas, e nem mesmo os funcionários do país sabem o que estão fazendo.

A reação foi geral e imediata. Um processo contra o governo, alegando inconstitucionalidade das medidas, foi apresentado num tribunal federal de Nova York pela União Americana das Liberdades Civis (ACLU) e por outras associações após dois refugiados iraquianos serem detidos no Aeroporto Internacional John F. Kennedy (JFK), na cidade, na sexta-feira à noite. Advogados conseguiram habeas corpus para um deles ? que trabalhou por dez anos como intérprete do próprio governo americano no Iraque. O outro continuava detido.

? Vocês sabem quantos soldados (americanos) cumprimentei com esta minha mão? ? disse a repórteres, às lágrimas, Hameed Khalid Darweesh, solto após 19 horas no aeroporto.

Com voo agendado, cinco passageiros iraquianos e um iemenita foram impedidos de entrar num voo da EgyptAir do Cairo para Nova York. Casos semelhantes foram registrados em cidades como Dubai e Istambul. Houve ainda relatos de proibição de embarque fora do país ou de gente barrada ao chegar: estudantes de universidades americanas; uma família de refugiados sírios que seria reassentada em Cleveland; um cientista iraniano que trabalharia em Boston; e até pessoas no exterior para visitas à família ou funerais.

RETALIAÇÃO E ALERTAS DE LÍDERES ESTRANGEIROS

Uma porta-voz do Departamento de Segurança Interna afirmou que mesmo detentores dos vistos permanentes de residência estão incluídos na proibição de entrada, mas, funcionários indicaram que a situação de cada um será avaliada caso a caso. A ONG ProPublica estima o número de potencialmente afetados dos sete países listados em 500 mil pessoas. Para os árabes e muçulmanos nos EUA, o medo é de perseguição anti-islâmica.

?Isto transforma o fanatismo antimuçulmano em política e é assustadoramente reminiscente da discriminação religiosa de países como China e Irã?, disse em nota à imprensa Margaret Huang, diretora-executiva da Anistia Internacional nos EUA, tachando a política de ?cruel e desumana?.

O aeroporto JFK foi local de protestos ontem contra as novas políticas de imigração. Congressistas democratas convocaram manifestações.

? As lágrimas estão escorrendo pelo rosto da Estátua da Liberdade hoje, quando a grande tradição americana de dar as boas-vindas a imigrantes, desde nossa fundação, é pisoteada ? atacou o líder democrata no Senado, Chuck Schumer.

Mundo afora, a reação predominante era de choque. O presidente iraniano, Hassan Rouhani, decidiu retaliar suspendendo a entrada de americanos. A Nobel da Paz Malala Yousafzai afirmou estar ?de coração partido?. E, apesar de elogios de líderes nacionalistas europeus aos decretos, a Organização Internacional para as Migrações e a ONU apelaram para que Trump ?prossiga com a longa tradição de proteção aos que fogem dos conflitos e das perseguições?. Autoridades europeias também demonstraram oposição.

?O combate pela defesa de nossas democracias só é eficaz se for baseado no respeito aos princípios que as fundam. Em particular, a acolhida a refugiados?, disse a Trump o presidente francês, François Hollande, segundo comunicado da Presidência relatando conversa entre os dois ontem por telefone.

Trump manteve contato telefônico com outros líderes. Com o presidente russo, Vladimir Putin, concordou em ?desenvolver relações de igual para igual?, priorizando a luta conjunta ao Estado Islâmico e os laços econômicos. Com a chanceler alemã, Angela Merkel, manifestou o apoio à Otan. (Com agências internacionais)

As dez propostas mais controversas de Trump