Cotidiano

Protestos marcam inauguração de hotel de Trump em prédio histórico

IMG_2645.JPG

WASHINGTON ? A inauguração formal do Trump Hotel em Washington foi marcada por protestos do lado de fora do histórico edifício, antiga sede dos Correios dos EUA, a duas quadras da Casa Branca. Um grande número de pessoas de diversos grupos se reuniu para dizer, com cartazes e discursos, quem nem o candidato Donald Trump nem seu hotel eram bem-vindos à capital do país.

? Ele é racista, sexista, mentiroso… acredito que é o pior candidato que eu já vi em toda a minha vida ? afirmou Nancy Hwe, de 53 anos, que exibia uma planta onde se intitulava uma “mulher nojenta”, em referência à forma como Trump chamou sua rival democrata, Hilllary Clinton, no último debate.

Outros grupos estavam mais organizados. Sindicalistas pediam o boicote ao hotel para afetar os negócios do candidato bilionário. Mas quem estava em maior número eram os carteiros:

? Isso é uma vergonha para nós e para o país. Este prédio é histórico e agora está com este porco capitalista. Ele persegue minorias e os sindicatos ? disse Kenneth Lerch, presidente do sindicato nacional da categoria.

Além disso, muitas pessoas foram protestar contra todo o sistema político:

? Quem está decidindo o futuro do país são bilionários. O sistema está falido e precisa de uma revolução. Sou contra Trump e contra Hillary, ela apoia a guerra e mostra, com os vazamentos do Wikileaks, que não é muito melhor que o republicano ? afirmou o aposentado David Barrow, de 69 anos, que vestia um “focinho de porco” e uma cartola como forma de protesto.