Cotidiano

Protesto violento acontece após morte de jovem em cidade americana

201608140022257424_AP.jpg

MILWAUKEE ? A noite deste sábado foi marcada por violentos confrontos entre a polícia e manifestantes na cidade de Milwaukee, em Wisconsin, nos EUA. De acordo com as autoridades, o protesto foi iniciado horas depois de um policial atirar e matar um suspeito que dirigia um veículo que fugiu após ser parado pela polícia. Uma viatura, um posto de gasolina e quatro lojas foram incendiadas durante o protesto. Pelo menos três pessoas foram presas, e um policial ficou ferido.

? Essa é uma vizinhança que, infelizmente, foi afetada pela violência no passado recente ? disse o prefeito da cidade, Tom Barret. ? Existem muitas pessoas muito boas que vivem nesta área e não podem suportar esta violência.

Em comunicado, o Departamento de Polícia de Milwaukee informou que o suspeito de 23 anos, com longa ficha criminal, estava carregando uma pistola carregada com 23 munições, quando a polícia pediu que o veículo parasse por ?atividades suspeitas?. Um segundo homem que estava no carro foi detido. Entretanto, as autoridades não informam se o jovem morto disparou algum tiro ou apontou a arma contra os policiais durante o incidente.

201608140205007565_AP.jpg

O policial envolvido no caso tem 24 anos, sendo seis na corporação. Ele foi realocado para tarefas administrativas até que a investigação, e subsequente avaliação pela corregedoria seja finalizada, uma prática padrão para policiais envolvidos em tiroteios.

O protesto aconteceu na mesma região onde o jovem foi morto, um bairro predominantemente negro. Cerca de 200 pessoas saíram as ruas e atiraram pedras contra os policiais, que tentavam dispersar o grupo. De acordo com as autoridades, foram ouvidos barulhos de disparos de armas de fogo. As janelas de duas viaturas foram destruídas, sendo que em uma delas estava um policial, que foi atingido na cabeça por um tijolo.

201608140237406128_RTS.jpg

Os manifestantes atearam fogo em uma viatura policial e num posto de gasolina. Uma loja de autopeças, uma de bebidas e ao menos outros dois estabelecimentos comerciais também foram incendiados. A situação foi controlada por volta das 2h da madrugada deste domingo.

? Este é um choro de alerta ? disse o vereador Khalif Rainey. ? A população negra de Milwaukee está cansada. Está cansada de viver sob esta opressão.