Política

Protesto pede prisão imediata de Lula

Às vésperas do julgamento do mérito do habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no STF (Supremo Tribunal Federal), os cascavelenses se reuniram no centro da cidade para pedir a prisão do petista. A manifestação foi organizada pelas redes sociais.

De acordo com o porta-voz do movimento Vem pra Rua Cascavel, Fred Sousa, o protesto, que foi apartidário, pede a permanência do entendimento da Suprema Corte de que condenados em segunda instância passem a cumprir pena imediatamente, inclusive Lula.

“A população acatou o chamado das ruas, é um grito da democracia. O povo não aguenta mais tanta impunidade, e é inadmissível que condenados em um tribunal não cumpram suas penas e apelem a recursos eternamente. Não estamos aqui só por conta da Lula, mas também para que os corruptos paguem pelos seus atos impunes. A lei deve ser válida para todos igualmente”, diz.

Manifestantes pediram ainda posição firma do STF diante do julgamento, que ocorre hoje, às 14h, em Brasília. “Esperamos uma posição firme e rígida do STF, não aceitando o habeas corpus de Lula para que sua pena seja cumprida”, relata Sousa.

Lula foi condenado em julho do ano passado em primeira instância pelo juiz Sergio Moro, que decretou prisão de nove anos e seis meses, em um dos processos da Operação Lava-Jato. Já no julgamento em segunda instância, após pedido de recurso do ex-presidente, desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, mantiveram a decisão de Moro, e aumentaram a pena para 12 anos e um mês em regime fechado, condenando-o por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá.

Coro contra a corrupção

Com bandeiras hasteadas, faixas e cartazes pedindo a prisão de Lula, rostos pintados e vestindo camisetas em amarelo, azul e verde, manifestantes definem o ato, que ocorreu em várias cidades do País, como um marco na história da política brasileira.

“Estou aqui na manifestação mais importante do Brasil nas últimas décadas, acredito até que mais importante que as Diretas Já, pois o combate à corrupção representado pela [operação] Lava-Jato mostra que políticos vão para a cadeia sim, embora muitos dos ‘famosos’ não estejam presos ainda”, relata o manifestante Eduardo Guagliardi.

Assim como ele, Lucia Maria dos Santos fazia parte do coro que pedia o fim da corrupção. “Precisamos mostrar para o resto do mundo que o crime não compensa, que a prisão de políticos como o Lula é uma mensagem de que o Brasil ainda tem jeito, que as coisas podem melhorar”, afirma.

No Paraná

Protestos ocorreram também em Curitiba, Maringá, Ponta Grossa e Londrina. Na capital do Estado, as manifestações foram na Boca Maldita e em frente ao prédio da Justiça Federal, no Bairro Ahú. Segundo a Polícia Militar, mil pessoas participaram do ato. Os organizadores contam 18 mil.

Em Ponta Grossa, manifestantes fizeram uma passeata pelo centro pedindo que o STF não conceda o habeas corpus ao ex-presidente Lula. Já em Maringá o protesto ocorreu na avenida XV de Novembro, próximo à prefeitura. Em Londrina, as pessoas se reuniram entre as avenidas Higienópolis e JK, no centro da cidade.