Cotidiano

Protesto fecha estrada “esquecida” há 38 anos

Marechal Cândido Rondon – Há 38 anos, os agricultores do interior de Marechal Cândido Rondon, vizinhos da estrada que liga as comunidades de Linha Curvado a Novo Horizonte, aguardam a efetivação de promesas de campanha feito por governantes municipais. Cansados de esperar por uma solução, eles decidiram se unir e na manhã de ontem, bloquearam a passagem pelo trecho.

A principal reclamação é com a falta de manutenção constante do trecho de sete quilômetros, bastante utilizado por motoristas de caminhões e veículos de passeio que utilizam o local para encurtar o caminho até chegar na BR-163, entre Marechal Cândido Rondon e Guaíra e também para ter acesso à PR-467, ligando Marechal Cândido Rondon a Santa Helena.

O longo período sem chuvas tornou a trafegabilidade pelo local ainda mais complicada, sem contar a poeira que levanta quando os carros passam, incomodando os moradores da localidade. Os agricultores se manifestaram por meio de faixas dizendo estarem cansados de “comer poeira”.

A bandeira do Brasil também esteve presente empunhada por um produtor revoltado com o descaso. Segundo os moradores, a cada 40 minutos, passam em média de 10 a 15 caminhões pelo local, levantando muito poeira ou em dias de chuva, tornando a estrada intrafegável.

Conforme os agricultores, a Prefeitura de Marechal Cândido Rondon ficou sabendo da manifestação e prontamente envio os maquinários para fazer algumas adequações na estrada, mas os produtores não autorizaram as realizações dos serviços. Eles querem realmente que o trecho receba pavimentação poliédrica.

Débora é uma das moradoras da localidade e afirma que a manifestação precisou ser organizada diante da situação insuportável vivida há quase quatro décadas pelos familiares. “Quando estão em campanha eles (candidatos) prometem uma solução para o problema, mas quando eleitos, viram as costas para o nosso problema”. A comunidade quer pelo menos a implantação de pedras irregulares no local. A equipe de reportagem tentou contato com a Prefeitura de Marechal Cândido Rondon, mas não obteve retorno até o fechamento da edição.