Cotidiano

Protesto em subúrbio de Paris termina com carros incendiados

France Police Violence

PARIS ? Um protesto contra a violência policial em Bobigny, no subúrbio de Paris, terminou em confronto, com carros e lixeiras incendiados. Dois estabelecimentos comerciais foram destruídos. De acordo com a polícia, cerca de 2 mil pessoas participavam de uma manifestação pacífica, até que um grupo no meio da multidão começou a atirar objetos contra os policiais. Não há registro de presos ou feridos.

?Vários veículos, incluindo uma caminhonete da imprensa, foram incendiados e oficiais da polícia tiveram que intervir para resgatar uma criança que ficou presa num veículo incendiado?, disse a prefeitura local, em comunicado.

O protesto foi motivado pelo uso da violência por policiais durante a prisão de um jovem negro no último dia 2. A vítima, identificada como Théo L., de 22 anos, foi detida em Aulnay-sous-Bois, também no subúrbio de Paris. Durante a ação, os policiais teriam sodomizado o jovem com um cassetete. Ele continua internado com graves ferimentos no reto.

Um dos policiais está sob investigação formal por suspeita de estupro, enquanto os outros três que também participaram da prisão estão sendo investigados pelo uso desnecessário de violência.

France Police Violence (3)

Os manifestantes se reuniram em frente ao tribunal de Bobigny, com cartazes pedindo justiça para Théo e condenando a violência policial. Segundo o ?Le Monde?, por volta das 17h30, pelo horário local, policiais que observavam o protesto foram alvo de projéteis e revidaram, dando início ao confronto.

De acordo com a prefeitura, ao menos quatro veículos foram incendiados, sendo um deles da rádio RTL. Não há informações sobre presos e feridos.

Em comunicado à AFP, a RTL informou que sua equipe ficou ?chocada?, mas sem ferimentos. A rádio ?condena este ato de violência que colocou em perigo a vida? de um jornalista e um técnico.

France Police Violence (2)

As manifestações, algumas delas violentas, começaram no último dia 7. Na noite de quinta-feira, 25 pessoas foram detidas num protesto em Seine Saint Denis. Na tarde deste sábado, quatro pessoas foram presas na cidade de Marseille, também em protesto em apoio ao jovem Théo.

Os distúrbios trazem à memória as manifestações de 2005, após dois jovens morrerem eletrocutados quando tentaram se esconder da polícia. Na época, cerca de 10 mil carros e 300 imóveis foram incendiados.