Cotidiano

Protesto em defesa da Lava-Jato começa na Avenida Paulista

SÃO PAULO ? Algumas dezenas de manifestantes se reúnem na Avenida Paulista no início da tarde deste domingo para dar início a protesto em defesa da Operação Lava-Jato e do pacote anticorrupção, desfigurado ao ser votado na Câmara. Um carro de som do grupo NasRuas dá volume ao ato. Dois bonecos gigantes, um do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outro do presidente do Senado, Renan Calheiros, ambos vestidos de presidiários, já foram inflados.

Convocado pelos grupos Vem pra Rua e Movimento Brasil Livre (MBL) ? dois dos principais organizadores de protestos que pediram o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, o evento organizado pelo Facebook tem a confirmação de presença de 135 mil pessoas.

Para os líderes do protesto, o pacote aprovado pelos deputados é um retrocesso. O ato também servirá para pedir a saída do presidente do Senado, que na última quinta-feira virou réu no Supremo Tribunal Federal, e o fim do foro privilegiado, que alcança praticamente todos os políticos.

Das dez medidas sugeridas pelo Ministério Público Federal e que contaram com mais de 2 milhões de assinaturas de apoio, salvaram-se integralmente apenas duas. Os parlamentares ainda incluíram no projeto a tipificação do crime de abuso de autoridade para magistrados e integrantes do Ministério Público.

O Vem pra Rua anunciou protestos em 232 cidades dos 26 estados e no Distrito Federal. No Rio, a manifestação ocorre em Copacabana. Os principais alvos dos manifestantes são os presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).