Cotidiano

Protesto deixa mais de 50 mortos e 500 feridos

Gaza – Ao menos 55 palestinos morreram e cerca de 500 ficaram feridos em confrontos com soldados israelenses na Faixa de Gaza, segundo autoridades palestinas, onde milhares de pessoas protestam contra a transferência da embaixada americana de Tel-Aviv para Jerusalém, que foi inaugurada ontem.

Um dos mortos era um adolescente de 14 anos, informaram as mesmas fontes. Milhares de pessoas protestam desde o início da manhã de segunda-feira na fronteira entre a Faixa de Gaza e Israel. Os soldados israelenses abriram fogo quando os manifestantes se aproximaram da cerca que divide o território.

Desde domingo o Exército israelense lança panfletos em Gaza para advertir os palestinos que participam das manifestações que, ao fazê-lo, expõem-se ao perigo e que não permitirá que os manifestantes se aproximem da cerca de segurança ou ataquem os soldados.

As Forças Armadas israelenses acusaram o movimento Hamas, que controla Gaza, de instigar os palestinos a tentar violar a fronteira de Israel. Como resposta, a aviação de Israel bombardeou posições do Hamas perto da região de Jabalia. Nenhum soldado ficou ferido, segundo um comunicado do Exército.

Desde 30 de março mais de 90 palestinos morreram vítimas de tiros israelenses nos protestos registrados na fronteira entre Gaza e Israel. Esta é a fase mais mortífera do conflito desde a guerra de 2014 no enclave.