Cotidiano

Protesto de taxistas

Taxistas de Cascavel foram a Brasília em apoio à manifestação na Esplanada dos Ministérios para a regulamentação do transporte remunerado privado individual de passageiros.

O grupo se uniu a motoristas de outras cidades do Brasil e também da Argentina em ato durante a terça-feira e permaneceram na capital do Distrito Federal em busca de apoio de senadores.

“Nosso objetivo com a vinda a Brasília na concentração Nacional, é reivindicar a senadores que votem a PLC nº 28/2017 devido aos transportes clandestinos. A proposta já passou pela Câmara dos Deputados e precisa ser aprovada pelo Senado. Precisamos de um serviço mais seguro tanto para passageiros, como para quem trabalha com transporte”, afirma o presidente do Sindicato dos Taxistas de Cascavel Fernando Biasi.

Cleber Ricardo Apolinário atua como taxista no aeroporto em Cascavel e também defende a regulamentação de aplicativos, como o Uber, Cabify e 99POP. “Vemos como essencial a identificação de todos os veículos de transporte para que o trabalho seja regulamentado e seguro”, afirma.

Exigências

Ele acrescenta que as exigências aos táxis devem ser estendidas a todos os motoristas. “Precisamos de alvará, documentos que comprovem aferição de taxímetro e pagamos taxas. O Uber nem passa por fiscalização”, critica.

O Projeto de Lei está em tramitação no Senado Federal. Em consulta pública pelo portal até o momento 134.275 pessoas são contras a proposição e 40.671 se mostraram favor.