Cotidiano

Protesto contra cortes na educação termina em confronto em São Paulo

pm1.jpgSÃO PAULO – A Polícia Militar e estudantes que protestavam contra cortes na educação entraram em confronto na noite de quarta-feira em São Paulo. Quatro pessoas foram detidas e liberadas após prestarem esclarecimentos no 2º DP.

O ato que reuniu 2 mil pessoas, segundo os organizadores, saiu da avenida Paulista e desceu à rua da Consolação, em direção à Secretaria Estadual de Educação, no centro da capital paulista. A corporação diz que o confronto começou porque um grupo de black blocs atirou pedras e fogos de artifício na direção dos policiais.

A PM reagiu com cassetetes e spray de pimenta. O confronto foi na esquina da Avenida Ipiranga com a Praça da República. Após a confusão, a manifestação foi encerrada.

Os estudantes protestavam contra as reintegrações de posse feitas sem mandado judicial pela polícia e contra cortes nas verbas da educação no âmbito estadual e federal.

Na semana passada, com o aval da Procuradoria Geral do Estado, a secretaria de Segurança Pública passou a realizar reintegrações de posse de escolas ocupadas sem ter que recorrer à Justiça. Pelo menos 50 estudantes foram detidos e liberados após o registro de boletim de ocorrência.