Cotidiano

Proteste alerta consumidor para “falsa sustentabilidade” das marcas

Nem sempre os produtos oferecidos nas prateleiras do supermercado são o que dizem ser. Conhecido como Greenwashing, algumas marcas usam frases ecológicas para vender produtos que não necessariamente preservam o meio ambiente. Pensando em esclarecer esses fatos ao consumidor, a Proteste, associação de consumidores, realizou uma análise para verificar a veracidade do apelo ambiental.

Nos últimos cinco anos foram analisados produtos de supermercados, papelarias e até do setor automotivo, e os fabricantes que cometeram Greenwashing foram denunciados pelo Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária (Conar). O Conar, atendeu às denúncias da Proteste referentes a publicidade de motos e carros. A Fiat, por exemplo, mudou o anúncio do seu "pneu super verde" usado no Uno 2017, mesmo fabricado pela Pirelli.

Já a Chevrolet, que chamou o pacote de avanços mecânicos nos modelos Onix, Cobalt e Montana de "eco", foi obrigada a retirar as referências à melhoria de emissões do sistema. A Ford também precisou alterar o apelo à sustentabilidade do sistema do motor Ecoboost. A tecnologia prometia economia de combustível e baixa emissão de CO2, com alta performance.

A Ford foi denunciada pelo anúncio do “Ford Ecoboost”, que informava que o veículo, além de ter baixa emissão de CO2, possuía máximo equilíbrio entre potência e economia. Tal informação não condizia com a realidade, uma vez que o automóvel Fusion apresentava classificação D na geral, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem que mede a eficiência energética ou consumo de modelos semelhantes, assim os consumidores podem compará-los de "A" (mais eficiente) até "E" (menos eficiente).

Diante disso, o Conar, determinou que a Ford parasse de utilizar termos como "máximo" e "baixa", tratando de economia e emissão de poluente – uma vez que as características não foram comprovadas.

O consumidor deve ficar atento a essas e outras armadilhas que as marcas utilizam para oferecerem seus produtos. Uma dica é observar a embalagem e a composição material da mercadoria. Ao encontrar anomalias a orientação é que o consumidor esclareça dúvidas com um órgão de defesa do consumidor, tal como a Proteste.