Cotidiano

Prorrogado por 30 dias

O Conselho Municipal de Saúde prorrogou ontem, por mais 30 dias, o empréstimo de dez técnicos de enfermagem do município cedidos ao Huop (Hospital Universitário do Oeste do Paraná) em abril. A prorrogação garante a abertura de 11 leitos da Ala G2 da Enfermaria, que hoje funciona de forma parcial, com 19 vagas disponíveis. A capacidade total da ala é para 30 internamentos, que passa a ser ofertada a partir desta semana, segundo o hospital.

O secretário municipal de Saúde, Rubens Griep, afirma que a prorrogação segue até 2 de agosto. Após esta data, os servidores precisam ser devolvidos às suas funções. “A princípio tinha sido aprovada [a cessão] por 90 dias. O hospital já conseguiu avançar, mas ainda não finalizou as contratações. Agora, com essa ampliação de prazo, que começa a contar a partir de 2 de julho, a devolução dos servidores municipais precisa ocorrer até o início de agosto”, relata. A prorrogação foi aprovada em regime de urgência durante reunião do Conselho Municipal de Saúde, ontem, no auditório da prefeitura.

Este prolongamento também teve parecer favorável do Ministério Público, que em abril exigiu a abertura da ala devido a constantes episódios de superlotação nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), causados em grande parte pela demora nas transferências a leitos hospitalares, regulada pela Central Estadual de Leitos.

Treinamento

Neste período, 30 novos técnicos contratados pela Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) via chamamento público, passam por treinamento, que consiste em conhecer a rotina do hospital e as escalas de cada servidor.

 

Salários mais atrativos

A Ala G2 da Enfermaria foi inaugurada em novembro de 2017, porém, só começou a receber pacientes em abril deste ano após aporte de servidores da prefeitura. No início, foram abertos apenas dez leitos exclusivamente para pacientes ortopédicos. Em seguida, outras nove vagas passaram a ser ofertadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde), atendendo também aqueles que aguardavam por cirurgias eletivas.

Na época, o hospital afirmou não ter técnicos de enfermagem interessados na contratação por conta do salário. Após a cessão de servidores municipais, um novo valor por hora trabalhada, de R$ 21, foi publicado em edital. O aumento, neste caso, foi de R$ 3.