Cotidiano

Prorrogação do CAR é criticada por beneficiar só áreas com até 72 ha.

Agora entidades vão pressionar Senado para aprovar MP que estende medida a todas as propriedades rurais

Cascavel – “É inaceitável esse tipo de discriminação contra o produtor rural brasileiro. O que o governo não pode, é fazer distinção e beneficiar apenas uma parcela das propriedades rurais”, afirmou Paulo Orso, presidente do Sindicato Rural Patronal de Cascavel.

Ao fazer essa declaração, Paulo Orso se refere à Medida Provisória 724, baixada pelo governo federal quarta-feira (4), prorrogando a inscrição no CAR (Cadastro Ambiental Rural) e a adesão ao PRA (Programa de Regularização Ambiental) até 5 de maio de 2017, mas “somente para propriedades com até 4 módulos fiscais (em média 72 hectares no caso do Paraná). O prazo para as demais áreas – acima de 4 módulos – continua sendo esta quinta-feira, dia 5 de maio.

“Esse tipo de medida discriminatória só aumenta a fragilização da agropecuária, penalizando os proprietários que têm áreas superiores a 4 módulos fiscais”, acrescenta Paulo Orso.

MP 707

Contra essa medida discriminatória do governo federal, Paulo Orso informa que, agora, o setor produtivo rural, através das suas entidades representativas, fará pressão sobre o Senado, para que aprove a MP 707, aprovada quarta-feira (4) pela Câmara dos Deputados, que prorroga até dezembro de 2017 o prazo do CAR “para todas as propriedades rurais”.

O presidente do Sindicato Rural de Cascavel observa que, diante desta situação, “vamos enviar ofícios e conversar com os senadores da bancada ruralista, para sensibilizá-los da importância da aprovação da MP 707, para estender o benefício da prorrogação do CAR a todos os proprietários, corrigindo a distorção da MP 724 do governo federal”.