Política

Propostas para a educação: em comum, valorização de servidores e mais estrutura; pouca novidade

Definida como prioridade por dez de cada dez candidatos, a educação promete ser um desafio a mais aos gestores ano que vem, no reajustamento pós-covid

Propostas para a educação: em comum, valorização de servidores e mais estrutura; pouca novidade

Cascavel – Definida como prioridade por dez de cada dez candidatos, a educação promete ser um desafio a mais aos gestores ano que vem, no reajustamento pós-covid. Fora da sala de aula desde março, com ensino remoto improvisado, os estudantes iniciarão o ano letivo “perdidos”.

A reportagem do Jornal O Paraná vasculhou os planos de governo dos oito candidatos a prefeito de Cascavel para ver o que eles propõem sobre o assunto.

Valorização dos servidores, construção de escolas e ampliação dos serviços já existentes são propostas comuns. Novidades mesmo são poucas. Confira alguns dos principais pontos das propostas registradas no site do TSE.

 

 

Carlos Moraes (Avante)

O candidato Carlos Moraes destaca em seu programa de governo a implantação do programa “Creche em Casa”, do berçário ao maternal, com acompanhamento de equipes da Secretaria de Educação para o suporte necessário, com vistas às crianças fora das creches. A criação da “Fazenda Didática” na zona rural, com contraturno. Aperfeiçoamento dos professores e implantação de núcleo de tecnologias de ponta com internet e equipamentos para atividades em contraturno e oferecer melhores condições de trabalho e salários aos servidores da educação.

 

 

Inês de Paula (Progressistas) da Coligação Cascavel, você decide

 

Pretende criar o programa “Avança Educação” para melhorar a qualidade de ensino. Para Inês, é preciso avançar na qualificação e na capacitação dos trabalhadores da Educação, de acordo com o Plano de Cargos e Salários. Quer construir Centros Infantis nos polos industriais, para beneficiar as mães trabalhadoras das indústrias.

 

Leonaldo Paranhos (PSC) da Coligação Cascavel Mais Humana, Sem Corrupção, Sem Desperdício

O prefeito Leonaldo Paranhos pretende fortalecer e dar continuidade aos programas já existentes, valorização do servidor, com capacitação de professores e servidores, e ampliar o uso de alimentos orgânicos na merenda escolar. Programa de revitalização e ampliação das escolas e Cmeis (Escola Feliz). Criação do Programa de Iniciação do Aluno Atleta e realização do Programa de Educação Ambiental Permanente na rede municipal. Ampliar o programa de educação empreendedora em ações do contraturno escolar. Implantação do Programa Escola Inteligente, com instalação de eficiência energética e tecnologia nas escolas municipais.

 

Marcio Pacheco (PDT) da Coligação Amor por Cascavel é o que nos move

Marcio Pacheco prioriza no seu plano a construção de novas unidades escolares, o acolhimento de crianças que aguardam vagas na fila de espera e a reavaliação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos Profissionais na Educação em todos os níveis, com participação da categoria. Pretende implantar plano de atendimento escolar às populações em áreas rurais, de comunidades com atividades relacionadas ao agronegócio familiar, para que possam integrar a aprendizagem escolar ao desenvolvimento de suas propriedades, por meio de assessoria técnica de agências especializadas.

 

Paulo Porto (PT) da Coligação Democrática e Popular: Cascavel da Gente

Para o candidato Paulo Porto, é necessário ampliar os investimentos em educação e empenhar esforços na construção e na implantação de um projeto de educação para o Município. Pretende reavaliar a atual política de Educação em Tempo Integral, discutindo com as comunidades escolares e buscar com o governo federal a possibilidade de ampliar a oferta. Garantia do cumprimento do Piso Salarial Nacional do Magistério para toda a categoria como vencimento, não em abono. Implantação da Educação Infantil nas comunidades do campo, com a construção de Centros Municipais, adequados à realidade local.

 

Evandro Roman (Patriotas) da Coligação Renova Cascavel

Evandro Roman quer a implantação de Escolas Cívico-Militar no Município. Prevê a ampliação de escolas e oferta de atividades no Tempo Integral. A valorização do servidor da educação de acordo com o Plano de Cargos, Carreiras e Salários e um canal direto de diálogo com sindicatos, e direto com professores. Construção de novas unidades escolares e um plano de manutenção, reforma e ampliação das existentes. Ampliar o número de quadras esportivas, inclusive cobertas, e construir um complexo educacional destinado a formação, capacitação, qualificação e aprimoramento dos alunos em artes plásticas, música, teatro, danças e demais expressões culturais.

 

Juarez Berté (DEM) da Coligação Coragem e Compromisso

Juarez Berté promete zerar o déficit de vagas nos Cmeis e criar o Centro de Apoio e Inovação para professores e equipes escolares, que mobilize, capacite e apoie de forma sistemática a construção de propostas e soluções voltadas para a melhoria das aprendizagens, além da inclusão da matéria de Moral e Cívica na grade curricular municipal.

 

Major Arsênio(PRTB)

No plano de governo registrado no site do TSE do candidato Major Arsênio não constam programas ou projetos específicos na área de educação.


Veja e reveja
Todas as entrevistas permanecem disponíveis na página do Facebook da AMIC Paraná.
Paulo Porto: https://www.facebook.com/amicparana/videos/684071502462903
Leonaldo Paranhos: https://www.facebook.com/amicparana/videos/966407157177553
Carlos Moraes: https://www.facebook.com/amicparana/videos/2724598611127932
Evandro Roman: https://www.facebook.com/amicparana/videos/392112398631956
Marcio Pacheco:  https://www.facebook.com/amicparana/videos/361920191730759