Agronegócio

Propostas ao Trator Solidário

Serão 11 fábricas e concessionárias credenciadas

Propostas ao Trator Solidário

A Seab (Secretaria de Agricultura e do Abastecimento) está recebendo propostas de pequenos produtores rurais para o programa Trator Solidário. O programa financia a compra de tratores e equipamentos agrícolas a preços mais acessíveis. Neste ano, a meta é financiar até mil tratores, 30 colhedoras e 150 pulverizadores. Serão 11 fábricas e concessionárias credenciadas.

O programa é destinado a pequenos produtores com propriedades de 12 até 75 hectares (até quatro módulos fiscais) e renda bruta anual de até R$ 415 mil, oriunda da atividade agrícola. O agricultor interessado em adquirir máquinas e implementos deve procurar a unidade da Emater em seu município.

O governo do Estado é responsável pelo processo de negociação e formação de preços dos tratores e implementos com os fabricantes.

A relação com os nomes dos produtores aprovados ao financiamento será atualizada e publicada quinzenalmente pela Coordenação Estadual do PTS/PR, na página Seab (agricultura.pr.gov.br).

 Financiamento

Os equipamentos são financiados diretamente ao produtor pelo BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), via Cresol, Sicredi, pelo Banco do Brasil, e cooperativas de crédito, que poderão firmar convênio junto ao Programa, por meio do Decreto nº 0430, aprovado em 8 de fevereiro de 2019.

A expectativa de novos financiamentos é de uma demanda superior a mil equipamentos até dezembro de 2019, entre tratores, pulverizadores e colhedoras, sendo 80% desse total em tratores.