Cotidiano

Proposta inovadora valoriza brincadeiras no ensino infantil

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RIO ? A paixão arrebatadora pela educação, em meio a momentos
de transição profissional, reuniu Mariana Carvalho, Livia Diniz e Helena Cosi na
idealização do Espaço Cria, um ambiente para crianças de 2 a 6 anos que busca
valorizar e respeitar a infância, sua cultura e a conexão com a natureza.
Localizada no Cosme Velho, na Zona Sul do Rio, a iniciativa tem por objetivo o
desenvolvimento da criança por meio das brincadeiras. Na base da diversão, os
pequenos aprendem a se relacionar com eles próprios, com os outros e a expressar
sua criatividade. O projeto será um dos estudos de caso apresentados durante o
encontro internacional Educação 360.

Educação 360

Realizado pelos jornais O GLOBO e ?Extra?, em parceria com o Sesc e a
Prefeitura do Rio e com apoio da TV Globo, da Coca-Cola e do Canal Futura, o
evento acontecerá nos dias 23 e 24 de setembro na Escola Sesc de Ensino Médio,
em Jacarepaguá, e mostrará iniciativas transformadoras nas diferentes faixas de
ensino.

Mariana, Livia e Helena entraram para o mundo da educação por caminhos
diferentes, mas tinham em comum a vontade de provocar mudanças na forma como o
ensino infantil é abordado.

? Como educadoras, queríamos uma mudança nessa faixa de
ensino. Existe uma cultura de disciplinar a criança. Você chega às creches e já
vê a turminha levando dever pra casa e fazendo testes para o ensino fundamental.
A nossa pesquisa partiu da perspectiva daquilo que está sendo feito de diferente
? conta Mariana, advogada de formação e hoje coordenadora educacional do Espaço
Cria, que também forma professores.

A iniciativa funciona há 1 ano e 3 meses com o nome de
Espaço Cria-Projeto Pólen. Trata-se de um ambiente que já trabalha sua proposta
pedagógica com 30 crianças. É o embrião da escola de ensino infantil que será
fundada ano que vem.

? Percebemos que não estávamos prontas para dar esse grande passo e
escolhemos fazer um protótipo do nosso sonho para, mais à frente, nos
consolidarmos como creche e pré-escola. Em 2017, o Espaço Cria será inaugurado,
e vamos começar nossa empreitada de transformação na educação infantil ?
torce.

BRINCADEIRA NÃO TEM HORA

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O currículo do Projeto Pólen é voltado para o
desenvolvimento integral dos alunos a partir de três pilares: livre brincar,
cuidado com as relações e valorização de uma vida saudável.

De acordo com a proposta pedagógica, o livre brincar
fomenta a curiosidade da criança e possibilita que ela conheça seus interesses e
expresse suas necessidades. Segundo Mariana, a brincadeira voltada para
atividades lúdicas desperta o desenvolvimento sensorial, emocional, ético,
motor, cognitivo, abstrato, lúdico, estético, criativo e cultural dos
alunos.

? Acreditamos no respeito à cultura da infância, nas
brincadeiras, no ócio criativo, na aprendizagem personalizada que se dá no tempo
de cada um. Por isso não nos alinhamos com os conceitos opressores de aula,
grade curricular, prova e série. Percebemos como é saudável a convivência
multietária e a possibilidade da criança escolher o que deseja fazer, expressar
a partir do seu sentir, respeitando o seu tempo.

A analista cultural Carolina Althaler conheceu a iniciativa e decidiu levar
sua filha, Mia, de 1 ano e 6 meses, para fazer uma colônia de férias. A
experiência deu tão certo que ela logo foi matriculada no projeto. Hoje,
Carolina se impressiona com o desenvolvimento da sua filha, que já tem dois anos
e dois meses.

? Parece papo de mãe, mas a Mia é super inteligente,
sabe e fala coisas que eu nunca pensei que uma criança de dois anos falaria. Ela
se expressa muito bem, tem ótimo vocabulário e é muito questionadora. Acho que
ela é exposta a muitas coisas diferentes. Quanto mais estímulo a Mia recebe,
mais ela se desenvolve ? conta.

Carolina é casada com o editor de uma revista de skate, e o tipo de escola
ideal para a filha sempre foi motivo de muitas reflexões para o casal.

? Temos profissões que fazem com que trabalhemos com
temas questionadores, temos uma rotina diferente. Não queríamos que ela
simplesmente fosse para um lugar passar o dia trancada numa sala de aula. Esse
livre brincar em contato com a natureza é muito importante. Minha filha passa o
dia todo livre, e é assim que ela aprende a se impor seus próprios limites ?
explica ela.

Dentre as atividades oferecidas para os pequenos está a
experiência na sala de artes ao ar livre, com diversos materiais de artes
plásticas. As crianças podem usar os recursos por quanto tempo desejarem e da
forma que quiserem, sempre acompanhadas por um educador.

? É papel do educador trabalhar as relações entre as
pessoas na prática, com as crianças, para que o aprendizado aconteça na vida.
Acreditamos que a natureza também é uma educadora e que práticas sustentáveis
criam um vínculo de cuidado da criança com o meio ambiente ? acredita
Mariana.