Cotidiano

Proposta do TCE extingue 96 municípios paranaenses

O relatório indica que os municípios desse porte não produzem receita suficiente para se manter

Curitiba – Em seu último ato importante como presidente do TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado do Paraná), o conselheiro Ivan Bonilha – que passa hoje o cargo ao também desembargador Durval Amaral – entregou ao TCU (Tribunal de Contas da União) um estudo que defende a fusão de municípios como forma de debelar a crise vivida pelas prefeituras e melhorar a prestação dos serviços públicos à população.

Segundo o estudo, municípios com população inferior a 5 mil habitantes (1.301 em todo o Brasil, 96 no Paraná e 11 da região Oeste) tendem a não apresentar condições mínimas para prestar os serviços básicos e a fusão representaria um ganho de escala, com o aumento da população, além da redução de cargos políticos, aumento da poupança dos cofres públicos, maior independência financeira e dinamismo econômico municipal.

O relatório indica que os municípios desse porte não produzem receita suficiente para se manter. “São inviáveis de serem sustentáveis economicamente. O que recebem é inferior ao que necessitam para manter os serviços básicos”, explicou Bonilha.

Segundo ele, a fusão ou incorporação traria economia com a extinção também das câmaras de vereadores. Atualmente, independente do tamanho, cada município tem direito a ter no mínimo nove vereadores. De acordo com Bonilha, o TCU se comprometeu a sugerir ao Congresso Nacional a criação de uma comissão para debater o assunto.

 

REGRAS

Atualmente, a criação de municípios é feita através de lei proposta pelas câmaras de vereadores, e a realização de plebiscitos. Para a fusão ou incorporação, o caminho seria o mesmo. Bonilha defende que o poder para promover a reincorporação desses municípios às cidades de origem seja transferido para as assembleias legislativas. “Hoje o caminho de ida e de volta é o mesmo, o que não parece muito atraente”, justificou.

Municípios do Oeste paranaense atingidos pela proposta do TCE

Município   População

Anahy

2.908

Campo Bonito

4.210

Diamante do Sul

3.562

Entre Rios do Oeste

4.357

Iguatu

2.303

Iracema do Oeste

2.487

Quatro Pontes

4.014

Ramilândia

4.410

Santa Lúcia

3.965

São José das Palmeiras

3.832

Serranópolis do Iguaçu

4.645