Cotidiano

Proposta de reforma tributária deve ser encaminhada ao Congresso este ano, diz Meirelles

SÃO PAULO ? O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse nesta quarta-feira que a proposta de reforma tributária do governo federal deve ser encaminhada ao poder legislativo ainda este ano. Perguntado sobre se a recriação da CPMF deve integrar a reforma, ele evitou entrar no assunto e disse que há uma comissão iniciando os trabalhos de estudo do sistema tributário.

? Esperamos (enviar para o Congresso) ainda este ano ? afirmou a jornalistas após palestrar em evento do banco BTG Pactual exclusivo para investidores, em São Paulo.

Meirelles voltou a dizer que, embora o país ainda viva os efeitos da maior recessão de sua história, com dados de desemprego elevado, já há indicadores importantes, como o consumo de energia e a inflação abaixando, que indicam a retomada da atividade econômica.

O ministro também amenizou o possível impacto dos reajustes das contas de luz no índice inflacionário e insistiu que a inflação ficará na meta neste ano.

? Estamos fazendo os cálculos (sobre o impacto da alta da eletricidade), mas a política econômica está equilibrada e o ajuste fiscal ajuda muito a manter a inflação sob controle ? declarou.