Cotidiano

Promotoria segue investigando denúncia de funcionários fantasmas

Sindicalista entregou documentos para o Ministério Público

Cascavel – A 7ª Promotoria de Justiça de Cascavel segue investigando a denúncia de funcionários fantasmas na Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná). Na quarta-feira (12), o sindicalista e membro do COU (Conselho Universitário), Laerson Matias, apresentou documentos que balizaram o seu pedido de investigação junto à Promotoria.

Entre os documentos apresentados estão cópias de portarias de nomeações  envolvendo o servidor Nildo José Lubke, que ocupou cargo em comissão na instituição até maio deste ano. O referido nome tem uma larga ficha de nomeações em órgãos públicos paranaenses. Em 2010, Nildo Lubke foi secretário estadual de Ciência e Tecnologia durante a gestão do governador Orlando Pessuti.

Em abril de 2011, ele assumiu o cargo de diretor jurídico da Itaipu Binacional. Em 2012, Lubke retornou para a Unespar (Universidade Estadual do Paraná). Em março de 2013, ele ocupava cargo comissionado na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e também na Unioeste.

O salário que recebia na universidade até maio deste ano era de R$ 3.956,75. De acordo com a denúncia, Lubke recebia da universidade sem cumprir a jornada de trabalho, uma vez que seria morador em Curitiba. Outro caso investigado pela 7ª Promotoria envolve o servidor Antônio Pimentel Pontes Filho, do câmpus de Toledo.

De acordo com a denúncia, Pimentel optou pelo Tide (Tempo Integral e Dedicação Exclusiva), mas atuaria em paralelo na iniciativa privada. Atualmente, a instituição teria aproximadamente cem cargos comissionados, mesmo com a falta histórica de recursos financeiros.

Unioeste se justifica

A direção da Unioeste garantiu ontem por meio de sua assessoria de imprensa que as nomeações suspeitas foram feitas dentro da lei. A assessoria justificou que a universidade precisa de assessores para os cinco câmpus (Cascavel, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão) e também em Curitiba onde atuariam junto ao Tribunal de Contas do Estado, Assembleia Legislativa e o governo do Estado, defendendo os interesses da instituição.

A assessoria informou ainda que Nildo José Lubke atuou em diversos  projetos que se reverteram em benefícios à Unioeste.

“Por exemplo, recursos para a ala de queimados, ala materno infantil e a evolução do orçamento”, afirmou a assessoria.