Cotidiano

Promotoria entra com ação contra Pedro Paulo e Paes

A promotoria eleitoral ajuizou ação de investigação judicial eleitoral contra o candidato à prefeitura do Rio Pedro Paulo (PMDB) e o prefeito do Rio, Eduardo Paes para apurar o abuso de poderes econômico e de autoridade, bem como a prática de conduta vedada em campanha eleitoral. A ação também atinge a candidata a vice, Cidinha Campos, e o próprio PMDB.

De acordo com a ação, Eduardo Paes usou da sua influência sobre a máquina administrativa para favorecer Pedro Paulo, associando ?de maneira irreversível? a imagem do candidato às grandes obras públicas que foram sendo inauguradas ao longo dos meses que antecederam as eleições.

?Prova disso é a constante participação de Pedro Paulo como protagonista na inauguração de obras para contenção dos alagamentos em torno do Maracanã, do primeiro trecho do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e a consequente nova área de lazer na Avenida Rio Branco e no Passeio Público, bem como na inauguração do Túnel Prefeito Marcello Alencar na Zona Portuária, entre outras?, afirma comunicado divulgado pela promotoria eleitoral na tarde deste sábado.

A ação também enumera ações que caracterizariam irregulares, como distribuição ou afixação de faixas de agradecimento e homenagem, material que foi apreendido pela equipe de fiscalização do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), entre os meses de abril e junho.

O MP eleitoral ainda diz que a máquina pública também foi utilizada por Eduardo Paes, em favor do candidato, para cooptar servidores do Município para atrair fundos e doações pessoais para Pedro Paulo, alguns mediante a percepção de melhor remuneração em cargos de confiança.

?Exemplo disso foi o engenheiro civil Cláudio Barcelos Dutra alçado no dia 30 de agosto último ao posto de Presidente de Fundação do Instituto Rio Águas do Município do Rio de Janeiro por decreto executivo após doar R$ 5 mil para a campanha do candidato oficial do prefeito?, afirma a promotoria.

Em caso de condenação, o candidato e seu vice podem ser declarados inelegíveis e ter seus registros de candidatura cassados.