Cotidiano

Promotoria eleitoral entra com ações contra Osório e Jandira

Rio – O promotor eleitoral ajuizou ações de investigação judicial eleitoral (AIJE) contra os candidatos à prefeitura do Rio Carlos Roberto Osório (PSDB) e Jandira Feghali (PCdoB). A ação é extensiva aos candidatos a vice, Aspásia Camargo e Edson Santos.

De acordo com o Ministério Público Eleitoral, Osório infringiu o artigo 77 da Lei nº 9.504/1997 ao comparecer à inauguração da Linha 4 do metrô, na estação Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, no dia 30 de julho. O art. 77 proíbe qualquer candidato de participar de inaugurações de obras públicas nos três meses anteriores ao pleito.

No caso de Jandira, ela é investigada por suposto abuso de poder econômico, praticado pela candidata quando participou de evento na Fundição Progresso, na Lapa, no dia 20 de junho, ocasião na qual foi lançada a pré-candidatura da chapa. Segundo a ação, reiterados pedidos de voto foram manifestados por artistas, líderes de movimentos sindicais, sociais, organizadores, entre outros participantes presentes à reunião. No ato também foram utilizados materiais e instrumentos vedados, tais como faixas com o nome da candidata, panfletos e apresentação de artistas em showmício.

Em caso de condenação, os candidatos e seus vices podem ser declarados inelegíveis e ter seus registros de candidatura cassados, informa o Ministério Público Eleitoral.

Ação contra Paes

Na nota à imprensa, divulgada neste sábado, a promotoria também anunciou proposta representação por conduta vedada contra a vereadora e candidata à reeleição Solange Amaral e contra o prefeito Eduardo Paes, porém não entrou em detalhes.