Cotidiano

Promotores turcos ordenam prisão de 84 professores universitários

ANCARA ? Promotores turcos ordenaram a prisão de 84 professores universitários por supostas ligações com o clérigo Fethullah Güllen, a quem Ancara acusa de instigar a tentativa de golpe do mês passado, informou nesta sexta-feira a agência Dogan. Realizada em 17 províncias, a operação resultou na prisão de 29 suspeitos, disse a agência.

A maioria dos suspeitos trabalha na Universidade de Selçuk de Konya, cujo ex-reitor, o professor Hakki Gokbel, figura na lista dos promotores, Dogan acrescentou.

Após o fracasso do golpe de 15 de julho, as autoridades turcas lançaram um expurgo em massa contra os simpatizantes de Güllen no serviço público, Exército, Judiciário, educação e economia.

As autoridades visam a acabar com as fontes de rendimento do movimento de Gülen, inimigo número um do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, exilados nos Estados Unidos desde 1999. Ancara pressiona Washington para que ele seja extraditado.

Mais de cinco mil policiais foram demitidos e outros 80 mil suspensos, anunciou nesta quarta-feira o primeiro-ministro turco, Binali Yildirim. Cerca de 20 mil pessoas no total foram indiciadas e presas, acrescentou.