Cotidiano

Promotores alemães investigam ex-CEO da Volks por suspeita de fraude

BERLIM – Promotores alemães estão investigando o ex-presidente da Volkswagen, Martin Winterkorn, por suspeita de fraude, averiguando quando ele sobe que a montadora estava manipulando testes de emissões de diesel. Esta é a segunda investigação sobre o papel de Winterkorn no escândalo feita por promotores na cidade de Braunschweig, perto da sede da Volkswagen, em Wolfsburg. O ex-presidente da empresa já está sendo investigado por possível manipulação de mercado.

Em setembro de 2015, a Volkswagen reconheceu que estava usando software para reduzir os níveis de emissões em carros testados nos EUA, o que fez com que a empresa perdesse bilhões de euros em valor de mercado, forçando Winterkorn a renunciar e desencadeando investigações e ações judiciais em todo o mundo.

A VW informou que a diretoria executiva não sabia sobre as violações de software até o fim de agosto de 2015 e formalmente reportou a situação para autoridades norte-americanas no começo de setembro daquele mesmo ano.

Diante de parlamentares alemães, Winterkorn se recusou a dizer semana passada quando descobriu o esquema de manipulação de testes, mas disse não ter sido antes de a VW admitir publicamente.

“Por ora, o Dr. Winterkorn está se mantendo fiel ao comunicado feito perante o comitê de investigação no parlamento alemão em 19 de janeiro”, afirmou o advogado Felix Doerr.