Cotidiano

Promotora faz inspeção em Bangu e diz que Cabral não teve tratamento privilegiado

RIO – Responsável pela fiscalização no Complexo Penitenciário de Gericinó, a promotora Valeria Videira esteve na manhã desta sexta-feira no local para uma inspeção sigilosa juntamente com a Secretaria estadual de Administração Penitenciária (Seap). Áudios e textos estão circulando em grupos de WhatsApp denunciando supostos privelégios que o ex-governador Sérgio Cabral estaria recebendo em Bangu 8, unidade na qual ficam os detentos com ensino superior.

?A promotora constatou que não procedem os boatos de que o ex-governador Sérgio Cabral tenha tratamento privilegiado em Bangu 8. Cabral divide a cela com mais seis detentos. O ex-governador Anthony Garotinho encontrava-se no Hospital Penal Hamilton Agostinho, também sem receber privilégios?, afirmou o Ministério Público Estadual em nota enviada ao GLOBO.

Valeria Videira é promotora de Justiça titular da 21ª Promotoria de Investigação Penal da 1ª Central de Inquéritos. Ontem, em nota, a Seap informou que ?todos os internos do sistema penitenciário fluminense são tratados de forma igualitária, com direito a banho de sol, refeições e visitas após o cadastramento?. Cabral teve os cabelos cortados e veste o uniforme dos detentos.

Em Bangu 8, o cardápio de almoço e jantar é composto por: arroz ou macarrão, feijão, farinha, carne branca ou vermelha (carne, peixe, frango), legumes, salada, sobremesa e refresco. O desjejum é composto por pão com manteiga e café com leite. Já o lanche é um guaraná e pão com manteiga ou bolo.